Secretaria da Justiça e Cidadania entrega revitalização da praça José Firpo, no município de Lucélia

Com mais de R$1,1 milhão em investimento, praça recebeu remodelação completa, com novos atrativos de lazer

Com o objetivo de proporcionar mais lazer, saúde e segurança aos moradores de Lucélia, na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania, com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), em parceria com a Prefeitura Municipal, entregou hoje (25), a revitalização da praça José Firpo.

Para o secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano, presente no local, “é uma satisfação a entrega desta importante obra de revitalização, que representa o compromisso do Governo de São Paulo com o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população”.

As obras, orçadas em R$ 1,1 milhão, receberam do FID, investimento de R$ 859 mil e contrapartida da Prefeitura de Lucélia no valor de R$ 245 mil. Entre os atrativos estão um novo bicicletário, fonte interativa, remodelação da estrutura, novos pisos, bancos, iluminação, sinalização viária, além da readequação paisagística, que agora conta com jardim e arborização.

“Quando você devolve, e recupera um espaço como esse, isso faz com que as pessoas reestabeleçam seus vínculos com a cidade. Ser político não é só fazer discurso, mas estar aqui e entregar para os moradores o que eles precisam. Temos certeza de que essa praça se tornará um cartão postal para o município”, destacou Raul.

Com aproximadamente 22 mil habitantes, Lucélia é cidade mãe de outras cidades da Nova Alta Paulista. “Esse local é mais que uma praça, é uma memória para todos nós do município de Lucélia, e essa entrega é uma realização. Estamos renovando as esperanças, e mostrando que para além de acreditar, também possível entregar, e isso só foi possível por meio da parceria com o Governo do Estado, que nos apoiou e fez com que pudéssemos estar aqui hoje”, finalizou a prefeita, Tatiana Guilhermino.

A cerimônia contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano, da Prefeita de Lucélia, Tatiana Guilhermino; da Vereadora e presidente da Câmara, Alessandra Rocha Nonato; do secretário de municipal de desenvolvimento, Antônio Melo Jr.; além de prefeitos da região.

FID

O Fundo Estadual de Interesses Difusos (FID) tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.

O FID celebrou do período de 2010 até a presente data, o total de 227 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 340 milhões em investimentos, 184 cidades atendidas e aproximadamente 10 milhões de pessoas beneficiadas.

Em 2021, o Conselho Gestor do FID abriu o edital em que concorreram 456 novos projetos, dos quais, 294 foram contemplados, ou seja, 64,47%, maior número e percentual de projetos aprovados. Serão beneficiados 272 municípios e Instituições da Sociedade Civil e serão aplicados R$ 259,8 milhões do FID e R$ 91,8 milhões de contrapartida.