Secretaria da Justiça e Cidadania e SINOREG alinham calendário de casamentos comunitários
O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o secretário-executivo, Raul Christiano, receberam, na tarde desta segunda-feira (11), no Salão Nobre da pasta, o presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (SINOREG), Cláudio Marçal Freire.
O objetivo da reunião foi alinhar o fluxo dos pedidos e o planejamento dos casamentos comunitários que serão realizados pelo SINOREG no Estado de São Paulo no decorrer dos próximos quatro anos. Ficou estabelecido entre as partes que todos os pedidos serão centralizados pela SJC, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), que em conjunto com o sindicato organizará o calendário de datas.
O calendário contará com 600 vagas que serão distribuídas pelas quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). Este formato de cronograma pretende ser mais justo e organizado com todos os pedidos, e começa a funcionar a partir de 22 de dezembro deste ano, data que marca o início do verão.
Participaram do encontro a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP), Karine Boselli, o primeiro tesoureiro do SINOREG, Oscar Almeida Filho, e a a coordenadora estadual do CIC, Tatiana Rached.
Casamentos Comunitários do CIC
Ação de cidadania que regulariza a situação civil em comunidades carentes, fortalece vínculos familiares e realiza o sonho dos casais que não possuem condições de arcar com os custos do casamento civil. Desde 2004 o CIC realiza casamentos comunitários. Neste período foram mais de 6,3 mil casais unidos em 64 cerimônias.