Secretaria da Justiça e Cidadania e Associação Comercial promovem soltura de balões em alusão ao Outubro Rosa

Ação também contará com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF), em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), promove a soltura de dois mil balões cor-de-rosa, na quinta-feira (27), a partir das 12 horas, no Pátio do Colégio. A ação tem como referência a campanha Outubro Rosa e contará com duas palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e saúde mental de pacientes pós-tratamento.

Em 2022, a tradicional revoada de balões completa sete anos. Só não foi feita em 2020 devido à pandemia da Covid-19. A iniciativa chama a atenção da sociedade sobre a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diversas são as causas relacionadas à doença, como envelhecimento, vida reprodutiva, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, dentre outros.

A cerimônia de abertura e as palestras ocorrerão na ACSP. A primeira parte das celebrações terá início às 9h30 com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa. Às 10 horas será ministrada a palestra “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama” com o dr. Carlos Alberto Ruiz, mastologista, ginecologista e obstetra. Às 10h30, a dra. Luciana Telles Ferri, psicóloga, psico-oncologista e especialista em psicologia hospitalar, fará a palestra “A saúde mental de pacientes pós-tratamento”.

Às 11h15, a funcionária da ACSP, Carla Netto, dará depoimento por vídeo sobre seu processo de recuperação do câncer. Ao meio-dia, na segunda parte do evento, acontece a revoada de dois mil balões cor-de-rosa no Pátio do Colégio com a presença do secretário, conselheiras e convidados.

A Secretaria da Justiça e Cidadania oferece suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida. As atividades são desenvolvidas pelos Centros de Integração da Cidadania (CICs), Centro de Auxílio à Mulher (CAM) e pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).

Por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina, elabora políticas públicas destinadas à defesa dos direitos da mulher e ao combate à discriminação, bem como a promoção de sua plena integração na vida socioeconômico e político-cultural; assessora o Poder Executivo, acompanhando a elaboração de programas de Governo nos âmbitos federal, estadual e municipal na defesa dos direitos e interesse das mulheres; desenvolve estudos, debates e pesquisas sobre adversidades enfrentadas pelas mulheres, de acordo com o Decreto nº 20.892, de 04/04/1983, regido pela Lei nº 5.447, de 19 de dezembro de 1986, ambos do Estado de São Paulo.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Evento: Soltura de Balões e Palestras em referência ao Outubro Rosa

Data: 27/10/2022 

Primeira parte:

9h30 – Abertura do evento com o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa 

10h – Palestra do dr. Carlos Alberto Ruiz, mastologista, ginecologista e obstetra, com o tema “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”

10h30 – Palestra da dra. Luciana Telles Ferri, psicóloga, psico-oncologista, especialista em psicologia hospitalar, com o tema “A saúde mental de pacientes pós-tratamento”

11h15 – Depoimento da funcionária da Associação Comercial de São Paulo, Carla Netto, paciente recuperada de câncer

Local: Auditório da ACSP, Rua Boa Vista, 51 – São Paulo – SP 

 

Segunda parte:

12h – Soltura de balões 

Local: Largo Pátio do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

 

Governo do Estado de SP