Secretaria da Justiça celebra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/01), a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu a palestra “Intolerância Religiosa e Liberdade de Expressão”, proferida pelo promotor Alfonso Presti.
O evento aconteceu às 9h, no auditório da Secretaria de Energia e contou com a presença de representantes de diversas religiões e a população em geral.
“O direito de expressão religiosa é uma conquista da humanidade e não poderá de forma nenhuma ser contido”, disse o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, no encerramento do evento.
O encontro marcou o início dos trabalhos do Fórum Inter-Religioso, que foi fundado em 2005 pela Secretaria da Justiça e tornou-se um ponto de encontro das proposições de políticas públicas para a promoção da cultura de paz, com ênfase na liberdade religiosa.
“A liberdade religiosa é algo que se constrói no dia a dia, que se molda, e, consequentemente, a cultura de paz também se fortalece”, disse Alfonso Presti.
Sobre a data
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/01) foi estabelecido pela Lei 11.635, em 2007, tornando-se um marco na luta pelos direitos humanos no país. Apesar da liberdade de expressão religiosa ser uma garantia constitucional, a criação da data define o reconhecimento da existência do problema e também marca o repúdio da sociedade civil à qualquer tipo de violência exercida contra manifestações religiosas.
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612