Saúde Mental e Direitos Humanos Hoje: Lutas, Reformas e Práticas de Cuidado foi tema de palestra do CRAVI

 

 

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou na quinta-feira (11) sua segunda palestra com o tema: “Saúde Mental e Direitos Humanos Hoje: Lutas, Reformas e Práticas de Cuidado”, transmitida pelo Youtube da Secretaria da Justiça- Cana da Cidadania.

 A palestra foi proferida pelo psicanalista André Nader, mestre em psicologia pelo IPUSP e autor do livro ‘O não ao manicômio: fronteiras, estratégias e perigos’.

Com a mediação do coordenador geral do CRAVI, Bruno Fedri, a palestra apresentou as particularidades da reforma psiquiátrica nos âmbitos nacional e internacional, a loucura na história e as características da lógica manicomial.

Segundo Nader, as formas de luta contra o manicômio produziram importantes efeitos, em especial, na política de saúde mental. “ Apesar dos avanços nesta política, alguns questionamentos se fazem necessários, como as formas de enfrentamento em defesa dos direitos humanos e como podemos pensar a saúde mental hoje”, ressaltou o especialista.

Ao final, o palestrante respondeu dúvidas do público.

A palestra está disponível no canal da cidadania, por meio do link: https://youtu.be/u5fwtMVKUbU

 

Governo do Estado de SP