São Paulo sedia encontro nacional de secretários de Justiça e Administração Penitenciária
O governador Geraldo Alckmin, o secretário de estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes; representantes das Pastas da Justiça e da Administração Penitenciária dos 26 estados e do Distrito Federal e do Departamento Penitenciário Nacional se reuniram nesta terça-feira (08/11) para discutir “ações de combate ao Crime Organizado e Inteligência Integrada”. O encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes.
“A inteligência, a troca de informações, a integração entre os vários estados é fundamental”, afirmou o governador Geraldo Alckmin na abertura do encontro, ao relatar histórias de criminosos que migram para outros estados após práticas ilícitas.
O secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), Lourival Gomes, presidiu a abertura do encontro.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, enfatizou na reunião que “não se faz segurança pública se não houver troca de informações, prisões de qualidade e a interligação com o sistema penitenciário”, enfatizou o ministro da Justiça.
O Consej é formado pelos gestores do sistema prisional brasileiro e tem entre os seus objetivos fortalecer a participação dos Estados na definição das políticas penitenciária e criminal, formulando, definindo e firmando posições em torno dos problemas fundamentais da área de justiça, cidadania, direitos humanos e administração penitenciária, intensificando o intercâmbio de experiências, congregando esforços e organizando meios para intensificar as ações de interesses comuns.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612