São Paulo lança Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura

  

O Governo do Estado lançou hoje o Agrofácil São Paulo – Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura, um conjunto de medidas para simplificar e fomentar o agronegócio paulista. O lançamento do Programa, durante solenidade no WTC de Pinheiros, contou com a presença do presidente Michel Temer; do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; do presidente da Federação da Agricultura  e Pecuária do Estado de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles; e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez, entre outras autoridades. O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, prestigiou o evento.

O Agrofácil São Paulo inclui sistema de compras de agricultura familiar, implantação de Núcleos de Inovação Tecnológica, sistema de compra de sementes, sistema eletrônico para a emissão de trânsito animal e Vegetal (Sistema Gedave), simplificação do licenciamento da aquicultura, linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), pecuária de leite paulista e Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária.

Na solenidade também foram anunciadas medidas que integram o programa Agro Mais, do governo federal.

O governador Geraldo Alckmin falou sobre as características dos programas Agro Mais, do Ministério da Agricultura, e  Agro Fácil, da Secretaria de Estado da Agricultura, “ambos com objetivo de desburocratizar, simplificar, reduzir custo e facilitar a vida do produtor rural”.

Ele destacou as facilidades que a emissão online de documentos vai trazer para a agricultura do Estado.  “Hoje é tudo eletrônico. Agora vamos fazer também para área de piscicultura. O objetivo é esse: desburocratizar e estimular a área produtiva”, disse.

O presidente Michel Temer destacou a importância da agricultura para a economia nacional e disse ser possível aumentar o agronegócio sem prejudicar o meio ambiente. “O Agro Mais São Paulo contribuirá para resultados ainda melhores da agricultura brasileira”, afirmou.

São Paulo é o segundo estado a aderir ao AgroMais. O primeiro foi o Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP