São Paulo adere ao Programa Criança Feliz
O governo do Estado de São Paulo aderiu, na sexta-feira (10/03) ao programa Criança Feliz, iniciativa do governo federal. O termo de adesão foi assinado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes que teve a presença da primeira-dama, Lu Alckmin. O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, prestigiou a cerimônia.
O programa Criança Feliz atenderá cerca de 40 mil gestantes e crianças de até 6 anos de idade e acompanhará o desenvolvimento infantil de forma integral, além de orientar pais e responsáveis sobre a importância de estimular as habilidades dos pequenos nos primeiros anos de vida. A ação beneficiará aproximadamente 69 mil famílias. Até o final de 2018, espera-se atender 4 milhões de crianças.
“O Criança Feliz proporcionará a todas as crianças, começando pelas mais pobres, a oportunidade de ter os estímulos adequados, no momento em que elas estão se desenvolvendo para que tenham igualdade de oportunidades”, destacou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Ao apresentar dados científicos sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, o ministro – que é médico -, explicou que este é um período crucial de formação de redes de conexão cerebral.
Para o governador Geraldo Alckmin, é a criança quem necessita de mais amparo, apoio e atenção. “O programa traz uma visão global que envolve a família, a moradia, programa de geração de renda, creche, saúde, vacinação, saneamento básico, tudo de forma integrada. Nós vamos trabalhar juntos, governo estadual, federal e municipal. Capacitaremos nossos visitadores, que irão de família em família em situações de vulnerabilidade, priorizando a primeira infância. É um belíssimo programa, que tem o entusiasmo de São Paulo como parceiro”, afirmou Alckmin.
O secretário de Assistência Social, Floriano Pesaro, informou que os visitadores vão conhecer os problemas e, a partir dessas demandas, encontrar caminhos e soluções orientando para programas de políticas públicas.
Ao todo, 2.529 municípios já aderiram ao Criança Feliz em todo o País. As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas para mostrar aos pais a melhor maneira de estimular os filhos nos primeiros mil dias de vida. Serão atendidas crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na semana passada, outros quatro estados formalizaram o ingresso no Criança Feliz (Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins). Junto a São Paulo, eles somam 571 municípios e mais de 115 mil famílias beneficiárias. Uma nova fase de adesão ao programa será aberta para os municípios no mês de abril.
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Comunicação
(11)3291.2612