“Sabadania” nos CIC’s Francisco Morato, Sul e Guarulhos realiza 23 mil atendimentos

  

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou no sábado (26/08) o projeto intitulado “Sabadania”, em comemoração ao aniversário de funcionamento de três unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC). O CIC Sul, da capital, presta serviços há 17 anos. A unidade Francisco Morato comemora 14 anos e o CIC Guarulhos celebra 11 anos de atividades.

O evento teve como objetivo promover ações e serviços gratuitos visando a melhoria na qualidade de vida da comunidade local e o estimulo a integração e a inclusão social.

Durante o “Sabadania”, na unidade Sul, foram contabilizados 19.117 atendimentos. Os serviços mais procurados foram exame de vista e corte de cabelo. A equipe também distribuiu roupas em bom estado para a comunidade, beneficiando 1.780 pessoas.
Na unidade de Francisco Morato foram prestados 3.448 atendimentos. Em Guarulhos, 898.

Os cidadãos que compareceram aos postos tiveram acesso a serviços de emissão de documentos (1ª via de carteira de identidade, para menores de 18 anos; 2ª via certidão de nascimento, casamento e óbito; 2ª via de CPF; 1ª e 2ª de carteira profissional; e atestado de antessentes criminais).

Na ocasião, a população recebeu orientação jurídica, por meio da Defensoria Pública, e direitos do consumidor, por meio do Procon. Alguns órgãos como Sabesp, CDHU, INSS, PAT e Sebrae também estiveram presentes em algumas unidades.

Na área da saúde, orientações sobre dependência química, testes de Hepatite C e de glicemia, aferição de pressão arterial, exame de vista, entre outros.

Para os adultos, corte de cabelo, limpeza de pele, higienização, massagem, esmaltação de unhas, oficinas de artesanato, apresentações de capoeira, ballet, entre outros.

O evento também contou com um espaço para as crianças com cama elástica, piscina de bolinha, pintura de rosto, contação de estórias, algodão doce, pipoca.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

  

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

 

 

Governo do Estado de SP