“Sabadania” no CIC Grajaú realiza 250 atendimentos
Em celebração aos três anos de atividade, a unidade Grajaú do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou no sábado (07/10) mais uma etapa do projeto intitulado “Sabadania”. A ação aconteceu das 9h às 13h, no próprio CIC, localizado na Rua Pinheiro Chagas s/nº, no bairro Grajaú, zona sul da capital.
Durante esta edição do “Sabadania” foram contabilizados 250 atendimentos. Os serviços mais procurados foram orientação jurídica e defesa do consumidor por meio da Defensoria Pública e do Procon.
Outros serviços que tiveram bastante procura foram corte de cabelo, esmaltação de unhas e massagem.
As crianças receberam atenção especial durante o evento, em razão da proximidade do Dia das Crianças. Os Doutores da Alegria realizaram muitas brincadeiras e também fizeram uma campanha sobre o malefício do tabaco, estimulando os adultos fumantes a entregarem o maço de cigarro. As crianças também se divertiram na cama elástica e ganharam balas, pirulitos e chocolate.
Na ocasião, foi oferecido o serviço de emissão de documentos como 1ª via de carteira de identidade para menores de 18 anos, de 2ª via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito; e de 1ª e 2ª vias de carteira profissional.
Os participantes receberam orientações sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, por meio de representantes do programa Recomeço Família; sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e câncer de mama. Os interessados puderam, ainda, aferir a pressão arterial.
O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) realizou o cadastro das famílias em programas sociais.
Todos os serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania