“Sabadania” no CIC Casa da Cidadania presta serviços a milhares de pessoas
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou no sábado (10/11) mais uma edição do projeto intitulado “Sabadania”, alusiva ao 15º aniversário do Centro de Integração da Cidadania(CIC) unidade Casa da Cidadania em parceria com o Céu Caminho do Mar. Milhares de pessoas compareceram ao evento, que aconteceu das 10 às 16 horas, na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5241, Jabaquara, capital.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/44966716645
O projeto tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.
Durante o evento, 366 pessoas passaram por aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de saúde. Outras 157 fizeram exame de acuidade visual e, dessas, 93 receberam doação de óculos. Mais de 40 avaliação odontológica, e cerca de 70 receberam dicas de nutrição e orientação sobre saúde bucal. Mais de 100 mulheres ainda receberam orientação sobre o câncer de mama e 151 tiveram orientação sobre violência doméstica. Ainda na área de saúde, foram distribuídos 1.000 preservativos.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/44966716785
Também foi oferecido a centenas de pessoas serviços de corte de cabelo, de design de sobrancelhas, de escova, de manicure, e de maquiagem, além de massagem nas mãos.
Mais de 1.500 crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e outras 120 receberam pintura facial.
Na área cultural, mais de 450 pessoas assistiram às apresentações teatrais e ao show do cantor Léo Maia. Também houve apresentação de balé e de capoeira.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/44966716995
Foi disponibilizado, ainda, um “espaço da cidadania”, onde os profissionais do Poupatempo Cidade Ademar realizaram emissão de 1ª e 2ª via de carteira profissional. A equipe do CIC emitiu 1ª via de carteira de identidade para menores de 18 anos, e agendou solicitações de 2ª via certidão de nascimento, casamento e óbito. No mesmo espaço, a população obteve orientação jurídica e de mediação de conflitos, por meio da Defensoria Pública.
De acordo com o diretor do CIC, Carlos Nascimento, desde 2013 o posto realiza esta ação no Céu e a participação da população vem aumentando consideravelmente. “Esse é, sem dúvida, o maior evento deste tipo na região, proporcionando à comunidade acesso a serviços de justiça, documentação, saúde, beleza, eventos culturais, e principalmente aproximar a Secretaria da Justiça do cidadão”, disse.
Todos os serviços foram gratuitos.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45156063514
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania