Retrato de Fernando José da Costa na galeria dos ex-secretários da Justiça e Cidadania do estado de São Paulo

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo realizou a solenidade de inauguração do retrato do advogado e professor Fernando José da Costa, que foi secretário de estado da Justiça e Cidadania entre 2 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, Fernando José da Costa colaborou muito para promover várias ações beneficiando a população do estado de São Paulo e para a reforma dos dois prédios históricos da Secretaria da Justiça e Cidadania. “É muito gratificante continuar tendo-o como companheiro de trabalho enquanto atua como secretário Municipal da Justiça da cidade de São Paulo, sendo praticamente nosso vizinho. Agradeço sua presença nesta cerimônia e torço para que esta homenagem seja apenas uma das várias muitas que ainda virão pelo seu caminho”, destacou Fábio Prieto.

A partir de hoje o retrato de Fernando José da Costa passa a compor a prestigiada galeria de retratos dos secretários da Justiça e Cidadania do estado de São Paulo. A cerimônia aconteceu no Salão do Retrato da SJC e reuniu autoridades, colegas de trabalho e amigos do homenageado.

“Durante minha gestão, buscamos fortalecer as políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis, garantindo que a justiça e a cidadania fossem acessíveis a todos. Este retrato é um símbolo da nossa presença e compromisso com esses ideais”, disse Fernando José da Costa.

O evento destaca a trajetória e o legado de Fernando José da Costa, que, durante sua gestão como secretário da Justiça e Cidadania, implementou importantes políticas públicas voltadas à promoção dos direitos humanos, cidadania e acesso à justiça.

“Com o Fábio Prieto à frente da Secretaria da Justiça e Cidadania nesta nova gestão do Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria continuou a evoluir, sempre com o propósito de proteger os direitos fundamentais e promover a dignidade humana. Registro a minha confiança e testemunho de que tudo tem se ampliado e aprimorado por esta gestão”, destacou Fernando José da Costa.

Fernando José da Costa é reconhecido por sua dedicação à causa pública, especialmente em prol dos direitos das populações vulneráveis e da inclusão social. Sua atuação foi marcada pela modernização da pasta e pelo fortalecimento das instituições vinculadas à Secretaria, como a Fundação CASA, o Imesc e os Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Secretário Municipal da Justiça da cidade de São Paulo

Atualmente, Fernando José da Costa ocupa o cargo de Secretário Municipal da Justiça da cidade de São Paulo. Em sua função, ele é responsável por coordenar as políticas públicas voltadas à justiça no município, além de promover ações que garantam o acesso aos direitos dos cidadãos paulistanos. Mantém firme o compromisso com a transparência, a equidade e o fortalecimento das instituições de justiça na cidade.