Representante do presidente Obama é recebido pelo secretário

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, recebeu nesta segunda-feira (08/06), o embaixador Randy W. Berry, representante do presidente Barack Obama, para assuntos de direitos civis e população LGBT. Berry estava acompanhado do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins.

Hankis, Gama Alves, Toledo César e Berry

Berry está no Brasil para uma série de contatos com autoridades do governo. Ele esteve na Parada LGBT que aconteceu nesse domingo e disse ter ficado impressionado com o evento. O secretário Toledo César e o representante do governo Obama trocaram experiências sobre a realidade dos dois países no tocante à proteção dos direitos da comunidade LGBT.

 

O secretário estadual da Justiça fez um relato sobre o avanço da luta por mais direitos e proteção à comunidade LGBT no Estado de São Paulo e disse que o governador Geraldo Alckmin irá criar um centro cultural da diversidade sexual, em um prédio na Avenida Paulista, um dos símbolos da cidade.

 

São Paulo, conforme afirmou o secretário, é o único estado a ter uma legislação específica, a Lei 10.948, que prevê penas administrativas a infratores homofóbicos, pessoas físicas e jurídicas por atos discriminatórios, incluindo a aplicação de multas.

 

Berry, por sua vez, disse que os estados norte-americanos têm legislações próprias e que 37 dos 50 estados dos EUA já possuem leis que asseguram o casamento entre homossexuais. O propósito da visita do embaixador norte-americano é aprofundar a relação entre os países amigos em torno de avanços nos direitos da comunidade LGBT.

 

A coordenadora de Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria da Justiça, Heloísa Gama Alves, presente à reunião, falou sobre os cursos à distância dirigidos a agentes públicos de sensibilização sobre o tema da diversidade.

 

Entre as iniciativas do Estado relatadas pela coordenadora está o direito à utilização do nome social de transexuais e travestis junto aos órgãos públicos estaduais. Na educação, a preocupação é com a evasão escolar, motivada pelo preconceito sexual. A cartilha “Diversidade Sexual e a Cidadania LGBT” direcionada aos servidores públicos aborda todas as questões sobre sexualidade, os equipamentos, os direitos e conceitos relacionados à temática LGBT.

 

 

 

 

Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697

Governo do Estado de SP