Programa no CIC Oeste oferece uma oportunidade de emprego
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a cadeia de supermercados Carrefour e a organização não governamental Rede Cidadã formaram a primeira turma do ano do Programa Conexão Varejo, que dá oportunidade para ingresso no mercado de trabalho varejista a pessoas com ou sem experiência profissional.
Margareth Fraes Betti, de 46 anos, mãe de quatro filhos, dois deles adolescentes, já exerceu atividades sem registro na carteira de trabalho e procura uma nova oportunidade de emprego. Ela é uma das 33 pessoas que compõem a primeira turma do curso.
O Programa Conexão Varejo é uma parceria do Carrefour e da Rede Cidadã, que começou em São Paulo, em 2013, e hoje também é desenvolvido em Belo Horizonte, Manaus e Brasília, sempre com a participação de instituições parceiras, como o CIC Oeste, que já realizou o curso no ano passado e que repete a experiência pela segunda vez.
O CIC Oeste oferece o espaço físico e os equipamentos de vídeo e som necessários para transmitir o conteúdo das aulas. O CIC também faz a inscrição dos alunos.
Esse ano, as primeiras 33 pessoas estão terminando o curso, que já tem constituída mais uma turma de 30 a 40 alunos. Até julho, deverão estar formadas mais de 100 pessoas. Depois de concluir o curso, os participantes passam por uma entrevista de trabalho no Carrefour e podem sair dela empregados.
Silvio Dutra, 26 anos, educador social e sociólogo da Rede Cidadã, afirma que o saldo do programa é bastante positivo, com um grande número de pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho. Para fazer o curso é necessário ter mais de 18 anos e acima dessa faixa etária não há limite de idade. As inscrições são feitas no próprio CIC.
O curso proporciona conhecimento básico para a área de comércio varejista e é realizado de segunda a sexta-feira, com carga horária de 20 horas. É muito comum, segundo Sílvio, o interessado em trabalhar na área, procurar uma colocação sem saber ao menos como se comportar em uma entrevista de trabalho e seleção.
Um dia de expectativa
Os participantes recebem aulas sobre atendimento ao cliente, higiene e saúde, introdução básica ao varejo e OPP (Orientação Profissional e Prática), que é um treinamento para a entrevista. No último dia, há uma visita técnica a uma loja da rede e, na semana seguinte, os alunos são entrevistados pelo Carrefour.
No caso dessa primeira turma, a segunda-feira (23/3) será de muita expectativa por parte dos participantes. Margareth está entre as mais entusiasmadas. Ela morava na Zona Sul da cidade e mudou-se há pouco para a Zona Oeste. Sem nenhum conhecimento no novo local de moradia, foi procurar informações sobre empregos no Poupatempo e encaminhada para o curso do CIC Oeste.
“Hoje dão mais oportunidades para os jovens”, diz Margareth, que se casou aos 17 anos e se divorciou do marido aos 22 anos. “Para mim, foi como um renascimento, uma maneira de recomeçar a minha vida e dar uma condição melhor para os meus filhos”.
Ela já trabalhou com vendas, “meu pai tinha uma fábrica de dentifrício e produtos de limpeza, e eu os vendia em supermercados”, foi gerente de merchandising, empresária do ramo de confecção e tinha o sonho de montar um site de consultas esotéricas, mas não conseguiu os meios para viabilizá-lo. Todas as suas experiências profissionais foram como autônoma e agora ela deposita a esperanças em um emprego na rede de supermercados.
Secretário e jornalistas franceses
Margareth afirma que o curso está contribuindo para elevar a sua autoestima. “Eu estava sem rumo e direção e de repente encontrei uma multinacional que atua em várias áreas e que pode me dar uma nova oportunidade”. Uma nova oportunidade que inclui dois de seus filhos adolescentes, de 14 e 15 anos, candidatos, no próprio Carrefour, a uma vaga do programa Jovem Aprendiz, do qual a multinacional também participa.
A visita técnica à empresa, normalmente realizada no último dia do curso, foi antecipada dessa vez para a quinta-feira (19/03). É que nesse dia, os participantes receberam a visita de jornalistas franceses do Carrefour, que preparam um material sobre o programa e as atividades sociais financiadas pela rede.
Na terça-feira (17/03), o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, esteve no CIC Oeste, conversou com os alunos e se mostrou impressionado com o que viu. A experiência será repassada para o CIC Francisco Morato, CIC Norte e CIC Leste, para, assim, dar oportunidade de uma nova perspectiva a outras pessoas.
Silvano Tarantelli
Coordenador de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo