Procon-SP faz reunião de planejamento com organizadores da F1 no Brasil
Objetivo é atuar com prevenção para que todas as atividades estejam adequadas e não prejudiquem os consumidores
O Procon-SP se reuniu com representantes da MC Brazil Motorsport Holding S.A., que organiza o GP São Paulo de Fórmula 1, para discutir toda a preparação do atendimento ao público durante o evento deste ano, que será nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, Capital.
Como vem acontecendo desde o ano passado, estas reuniões prévias com organizadores de grandes eventos servem para analisar todos os tópicos que as equipes do Procon-SP observam durante as ações de fiscalização.
“O interesse do Procon-SP é oferecer as condições necessárias para que organizadores de eventos adotem medidas preventivas e se adequem à legislação de defesa do consumidor. Com isso, ganham os consumidores, os fornecedores e todos os envolvidos na realização dos grandes eventos”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Além dos eventos esportivos, o Procon-SP tem realizado encontros preparatórios com organizadores de grandes shows e espetáculos que acontecem na cidade, sempre buscando a implantação das melhores práticas de atendimento ao consumidor, desde a venda dos ingressos até a realização do evento
Água
Os organizadores informaram que disponibilizarão ilhas de hidratação em todos os setores do autódromo, com copos descartáveis, o que pode atender a uma eventual restrição de entrada com garrafas, mesmo as plásticas, por medidas de segurança para evitar que objetos venham a ser lançados na pista, provocando acidentes de muita gravidade, considerando ser uma corrida de automóveis em altíssima velocidade.
Cartão de consumo
Outro tema discutido com a organização foi a forma de controle de consumo. Os organizadores explicaram que haverá um cartão pré-pago que os presentes têm que adquirir pagando uma caução que que será reembolsada ao final do evento, mediante devolução. Será preciso carregar este cartão para adquirir qualquer produto e os consumidores devem ficar atentos para a devolução de qualquer saldo residual, que é obrigatória.
O mesmo critério vale para os copos que serão vendidos para o consumo de bebidas compradas dos fornecedores no interior do autódromo, cujos valores poderão ser restituídos ao final, caso o consumidor prefira a restituição do valor cobrado a título de caução.
Protocolo Não se Cale
Também a adequação de todo o autódromo ao Protocolo Não se Cale foi solicitada aos organizadores. Eles informaram que haverá pessoal responsável pelo atendimento a eventuais situações de risco, não apenas para mulheres que estiverem assistindo a corrida; mas também a todas que estiverem trabalhando no local. Haverá, segundo a organização, um procedimento para intervir e encaminhar a vítima para pontos específicos onde haverá o atendimento seguindo todas as regras.
O Procon-SP também orientou sobre como aplicar a sinalização visual exigida pela legislação, tanto nos banheiros femininos como nos espaços em comum.
Os fiscais do Procon-SP que estarão no evento também irão observar todas as demais regras do Código de Defesa do Consumidor, como, por exemplo, produtos terem etiquetas com informações de preços, prazo de validade (alimentos e bebidas), atendimento preferencial, dentre outros. Além do cumprimento das legislações Antifumo e Antiálcool.
Vale lembrar, também, que este é um evento no qual empresas patrocinadoras costumam realizar muitas ações promocionais com o público; neste caso, o Procon-SP só atua se houver venda de algum produto ou, caso haja distribuição de brindes, na observação de itens como prazo de validade e selo do Inmetro, por exemplo.