Pátio do Colégio recebe ação para o atendimento de pessoas em situação de rua
Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), promoveu a ação “Junto por Todos” para o atendimento de pessoas em situação de rua no Pátio do Colégio, centro de São Paulo.
Essa ação foi idealizada em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado mundialmente em 10 de dezembro, e teve como objetivo oferecer atividades gratuitas à população em situação de rua nas áreas da saúde, beleza, documentação, assistência social, entre outros, a fim de oportunizar e contribuir na construção de novas trajetórias de vida e no processo de saída das ruas.
O evento dividiu as tendas e as unidades móveis nos polos de cidadania, saúde, documentação, cultura e beleza, e foi realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Defensoria Pública, Sabesp, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), dentre outras entidades.
O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, esteve presente no evento junto com o vice-presidente da Fambras, Ali Hussein El Zoghbi, o diretor de projeto e realizações internacionais da Fambras, Delduque Martins, e a coordenadora do CIC, Tatiana Rached.
“Hoje foram realizados atendimentos para aqueles que precisam do olhar do Estado e do município, e que precisam dos nossos serviços. Estamos fazendo política pública em defesa dessa população por meio de programas de empregabilidade, documentação, exames médicos, banho, corte de cabelo, dentre outros atendimentos”, enfatiza o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.
Confira a lista de todos os serviços que foram oferecidos:
- Emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito;
- Atendimento do CadÚnico;
- Atendimento do ônibus do Projeto Cidadania Itinerante;
- Atendimento do ônibus do POP Rua;
- Vagas de emprego que não exigem experiência ou escolaridade pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE);
- Junta Militar;
- Orientação Jurídica;
- Orientação para egressos do sistema penitenciário;
- Orientação sobre álcool e drogas;
- Cabines de banho;
- Doação de produtos de higiene pessoal;
- Exame de diabetes;
- Exame de pressão arterial;
- Exame de tuberculose;
- Exame HIV, sífilis, e hepatite B e C;
- Saúde bucal e prevenção ao câncer bucal;
- Serviços aos animais de estimação (orientação sobre a castração e sobre cuidados com os animais, e a distribuição de ração);
- Corte de cabelo, barbeiro, serviço de esmaltação e maquiagem;
- Oficina musical;
- Trabalho lúdico com crianças.