Pacificação de conflitos na infância e juventude pauta diálogo na Secretaria Justiça

A ampliação dos núcleos de Justiça Restaurativa e o fortalecimento dos projetos já implantados no Estado pautaram a reunião do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, com os juízes Vanessa Aufiero e Egberto Penido, que atuam na Vara da Infância e Juventude de São Vicente e da Capital.

DSC_0041   DSC_0025

Os representantes do Judiciário buscam parceria com o Executivo para expandir a proposta de pacificar conflitos envolvendo crianças e adolescentes a partir do local em que vivem e tratar as causas dos problemas.

“Tenho observado a mesma preocupação em vários juízes que me procuram”, afirmou o secretário da Justiça. “Com certeza o governador Geraldo Alckmin receberá muito bem esse projeto”, ressaltou Aloísio de Toledo César, que se comprometeu em buscar meios de viabilizar a parceria com o Governo Estadual.

O objetivo é criar núcleos intersetoriais que envolvam não apenas operadores do Direito, mas também profissionais de outras áreas, a exemplo da educação e da saúde, para atuarem junto à escola, a família e a comunidade. “Não adianta só aplicarmos a medida socioeducativa ao adolescente infrator. É preciso interferir nas dinâmicas conflitivas e proteger a vítima”, ponderou o juiz Egberto Penido. “Geralmente a vítima é apenas mais um instrumento de prova. A justiça restaurativa descobre as necessidades da vítima e dá a ela a oportunidade para que participe do processo de restauração”, completou a juíza Vanessa Aufiero.

Anésia Mirabili
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612

Governo do Estado de SP