Novos membros do COPANE são empossados
O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (COPANE) da Secretaria das Justiça e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (11), às 10h, a posse virtual dos novos membros do Colegiado, para o biênio 2020/2022, via Youtube- Canal da Cidadania- da SJC.
A cerimônia contou com a participação do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, que deu posse aos novos membros, e ressaltou que os espaços de participação social são fundamentais ao Estado Democrático de Direito e isso é uma bandeira que o Governador João Doria defende. “O diálogo, a participação social, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, que é o anseio deste Conselho, que é um dos mais representativos, porque engloba uma parcela importante da população brasileira que ajudou a criar nosso Estado”, disse Orsatti. “Parabenizo os novos membros e desejo que o trabalho seja exitoso para que tenhamos a construção de novas políticas públicas”, concluiu.
Foram empossados:
Sociedade Civil
ANESP- Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo
Carlos Alberto Gomes Cardim
Irlas Maria Bezerra
Sandra da Silva
Sociedade de Moradores do Jardim das Imbuias e Adj.
Kelly Cristina Marques
Sociedade dos Moradores do Jd. das Imbuias e Adjacências – SOMJIA
Leandro Santos Domingos
Poder Público
Casa Civil- Rodrigo Luchiare
Cultura- Marcelo Igor de Souza
Desenvolvimento Econômico- Maria de Fátima Infante Araújo
Educação- Daniela de Souza Martins Grillo
Justiça e Cidadania- Glória Dione Nunes do Nascimento
Justiça e Cidadania- Paulo Sérgio de Oliveira
Defensoria Pública- Vanessa Alves Vieira
COPANE
O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (COPANE) surgiu da necessidade de um grupo de conterrâneos oriundos do norte e nordeste que se reunia para acolher em suas casas e escritórios nordestinos que se sentiam discriminados.
Criado pela Lei Estadual nº 12.061, de 26 de setembro 2005 e Decreto nº 50.587 de 13 de março de 2006, o COPANE tem como principal vetor de suas políticas a conscientização e informação da comunidade e o incentivo a divulgação das tradições e dos costumes do povo nordestino, enfrentando as discriminações e valorizando sua cultura.
Atua como intermediário entre o poder público e a sociedade civil e tem como objetivo desenvolver estudos relativos à condição da comunidade nordestina e propor medidas que visem à defesa dos direitos da comunidade e a eliminação de qualquer forma de discriminação.
Entre as atribuições estão: formar diretrizes e promover, em todos os níveis da administração direta e indireta, atividades que visem à defesa dos direitos da Comunidade Nordestina, sua plena inserção na vida socioeconômica e político–cultural.
O Conselho também assessora o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração e execução de programas de Governo relativos à comunidade nordestina com o intuito de defender seus direitos e interesses.
Busca, ainda, desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos à problemática da comunidade nordestina, receber sugestões da sociedade, opinar sobre denúncias e estudar demandas encaminhadas para análise.
O COPANE promove anualmente a Semana de Arte e Cultura das regiões norte e nordeste do Brasil e coordena o Dia Estadual do Nordestino, celebrado em 02 de agosto, previsto na Lei Estadual nº 8.441, de 23 de novembro de 1993.