Novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região toma posse
O desembargador Wilson Fernandes tomou posse como novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (3/10) no Salão Nobre do edifício sede do TRT, na capital. O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia.
Wilson Fernandes, que na gestão anterior era vice-presidente judicial da Corte, comandará o TRT da 2ª Região, o maior regional trabalhista do país, nos próximos dois anos. Junto com ele tomaram posse os demais membros do novo Corpo Diretivo do Tribunal: a desembargadora Cândida Alves Leão (vice-presidente administrativa), o desembargador Carlos Roberto Husek (vice-presidente judicial), e a desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva (corregedora geral).
Foram empossados, ainda, desembargadores eleitos para o Órgão Especial, os que integram o Conselho da Escola Judicial (Ejud-2) e os eleitos para a Ouvidoria e vice-Ouvidoria.
O cargo de presidente foi transmitido pela desembargadora Silvia Devonald, cujo mandato se encerrou. Ela fez um breve balanço de sua gestão, lembrando alguns dos avanços que conseguiu implementar, como a conversão ao processo judicial eletrônico de 100% das unidades do TRT-2, a digitalização contínua de processos, a teleaudiência, e as novas instalações físicas para os fóruns de Diadema e Jandira e outros.
No discurso o discurso de saudação aos novos membros, a desembargadora Beatriz de Lima Pereira, corregedora-geral na gestão anterior, enfatizou que a posse era histórica pela instauração de “um ambiente de debates que deu voz ao pluralismo, tão caro à democracia”, e pelos recentes e seguidos ataques enfrentados pela Justiça do Trabalho por “forças retrógradas da política do país”, que chegaram a pedir a extinção do órgão.
O novo presidente Wilson Fernandes assumiu fazendo uma conclamação ao diálogo. Antes, porém, afirmou haver “um grande equívoco” ao se tomar a legislação trabalhista como um entrave ao crescimento econômico. “O aumento de demanda do Judiciário não é a causa, mas o efeito da crise”, disse. “Não é retirando direitos do trabalhador que se irá solucioná-la”.
Além do novo presidente e da presidente que encerrou o mandato, compuseram a mesa principal da solenidade o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano, vice-procuradora geral do Trabalho, representando o Ministério Público do Trabalho; Caio Augusto Rosa dos Santos, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, e o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Também prestigiaram a cerimônia presidentes e representantes de diversos tribunais, presidentes de associações, representantes e membros do Ministério Público e dos poderes Executivo e Legislativo, ministros, magistrados, servidores e familiares dos empossandos.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612