NETP articula ação de resgate de trabalhadores bolivianos

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), em parceria com a 1ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, realizou no dia 19 de junho, ação com o objetivo de resgatar trabalhadores bolivianos reduzidos à condição análoga à de escravo em oficina de costura na zona leste da capital paulista.

O NETP, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, foi acionado pelo Consulado da Bolívia e articulou a operação com o DHPP.

O tempo transcorrido entre o recebimento da denúncia e a ação de enfrentamento foi inferior a 5 horas: em 10 horas o dono da oficina acusado de submeter os trabalhadores à condição análoga à de escravo foi preso, com fundamento no Art. 149-A do Código Penal Brasileiro.

Os trabalhadores bolivianos foram resgatados e acolhidos em abrigo do Estado, administrado pelos parceiros da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social (SEDS). Dentre os resgatados, um menor de idade foi acolhido, após judicialização pelo Conselho Tutelar da Sé.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP