Mutirão de investigação de vínculo genético do IMESC em Tietê atende mais de 100 famílias

https://www.flickr.com/photos/justicasp/46193350481

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, nesta sexta-feira (30/11), mutirão de Investigação de Vinculo Genético em Tietê. Cerca de 340 pessoas passaram pela sede da Associação Comercial do município para a realização do exame.

A ação atendeu 108 famílias beneficiando cidadãos de Tietê e municípios vizinhos como Cerquilho, Laranjal Paulista, Porto Feliz, Jumirim, Tatuí, Boituva, Sorocaba, Itapeva, Itu e Botucatu. Foi coletado material biológico para a realização do exame de DNA nos laboratórios do IMESC, em São Paulo.

“Um trabalho como esse é de suma importância para os usuários da justiça gratuita que precisam do serviço do Instituto para que as questões jurídicas de cada um sejam resolvidas com maior velocidade e presteza”, disse o superintendente do IMESC, Sérgio Maranhão. Ele acompanhou o mutirão, ao lado do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; e da vice-prefeita de Tietê, Ana Maria Madureira.

https://www.flickr.com/photos/justicasp/46193353691

As perícias de Investigação de Vínculo Genético realizadas pelo Instituto são pedidas via processos judiciais. Como no caso de Isabela (nome fictício), de Sorocaba, que solicitou à Justiça a realização do exame para reconhecimento de paternidade porque o suposto o pai do seu filho, de 11 meses, a abandonou 20 dias após o nascimento da criança, sem registrar o menino como seu filho.

https://www.flickr.com/photos/justicasp/46193388531

 

O mutirão foi viabilizado por meio de convênio firmado no ano passado entre o IMESC, Prefeitura do Município de Tietê e o Poder Judiciário, por meio do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) e a Escola de Formação e Aprimoramento Profissional para a execução dos exames de vínculo genético e de perícia médica de interdição.

Acompanharam o mutirão o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; o superintendente do IMESC, Sergio Maranhão, e a vice-prefeita de Tietê, Ana Maria Madureira.

https://www.flickr.com/photos/justicasp/46193344341

Neste ano, o IMESC já realizou dois mutirões de Medicina Legal na unidade descentralizada de Ribeirão Preto, totalizando 890 beneficiados, e um mutirão de Investigação de Vínculo Genético na Defensoria Pública de Sorocaba, quando foram atendidas 13 famílias.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP