Mutirão de emprego no CIC Sul atende 609 pessoas

O mutirão de emprego realizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) – Sul, programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com o Centro do Apoio ao Trabalhador (CAT), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, realizado de 02 a 06 de outubro, atendeu 609 pessoas. A ação aconteceu das 9h às 15h30 no próprio CIC, localizado na Avenida José Manoel Camisa Nova, 100, Jardim São Luiz, na Capital.

As vagas oferecidas na jornada foram de vendedores, caixas, e atendente de telemarketing, dentre outras. Os candidatos saíram com carta de encaminhamento para a pré-seleção ou seleção nas empresas.

Durante a seleção os candidatos apresentaram Carteira Profissional, RG, CPF e comprovante de residência. Não foi necessário levar currículo. Os atendentes cadastraram as informações dos pretendentes e as vagas oferecidas pelo sistema foram de acordo com o perfil de cada um. Para as pessoas que não possuíam carteira de trabalho, o posto emitiu a 1ª ou 2ª via do documento gratuitamente.

Segundo a diretora do CIC, Evanilda de Menezes, a procura foi muito maior que a expectativa de atendimento e as pessoas que não conseguiram ser atendidas durante o mutirão, cerca de 400, foram encaminhadas para o CAT mais próximo.

“Devido ao fato do CIC estar situado em uma área de alta vulnerabilidade social e o número de desempregados ser grande, estamos ajudando as pessoas que não têm condições financeiras de se deslocar de suas residências para ir em busca de uma oportunidade de emprego. Estamos contribuindo como facilitadores para ajudar o cidadão a alcançar seu objetivo”, disse Evanilda.

Este foi o segundo mutirão de emprego realizado pelo posto neste ano. Em maio, foram atendidos 693 pessoas.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

 

 

Governo do Estado de SP