Ministra dos Povos Indígenas reúne-se na Secretaria da Justiça e Cidadania
Neste 27 de julho, uma comitiva de pelo menos trinta indígenas, de diversas etnias, visitou a Secretaria da Justica e Cidadania (SJC) do Estado de São Paulo para acompanhar a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP) de SP, cacique Cristiano Kiririndju, em reunião programada como parte de uma extensa agenda da autoridade federal na capital paulista.
Raul Christiano recebeu a todos no Salão Nobre da Pasta, dando as boas-vindas e informando que a SJC pode ser a ponte com as demais secretarias estaduais, no sentido de colaborar com o andamento das tratativas de interesse dos povos originários. “Essa casa é de todos vocês e nos conduzimos à base do diálogo”, afirmou o secretário-executivo.
O encontro contou com as presenças da deputada federal Juliana Cardoso, da deputada estadual Simone Nascimento e do atual representante da FUNAI em São Paulo e Rio de Janeiro, Cacique Ubiratã.
A Ministra Sônia Guajajara agradeceu a receptividade que recebeu em São Paulo nos últimos dias. “São Paulo está de parabéns por não confundir ideologia com cidadania e procurar superar o racismo, preservando os povos originários paulistas em seus territórios”, reforçando que isso também contribui para a preservação dos biomas e a melhoria das questões climáticas globais.
A Ministra lembrou as 305 etnias indígenas habitantes do Brasil, com suas 254 línguas diversas, e comemorou a promessa do IBGE de lançar uma grande atualização dos dados indígenas oficiais, no próximo dia 7 de agosto. “Estamos vivendo um momento histórico!”, concluiu Sônia Guajajara.
Raul fez questão de relacionar as ações do atual governo estadual para os povos indígenas e os seus territórios, como a criação de coordenadoria executiva na estrutura da secretaria da Justiça e Cidadania; o programa Guardiões das Florestas, pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística; e a recuperação das escolas nas aldeias pelo FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, para citar algumas ações.