Ministra do STF recebe Prêmio de Liberdade de Imprensa
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entregou nesta sexta-feira (16/10), o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa à ministra Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro do Jornal O Estado de São Paulo e contou com a participação do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César.
O presidente da Associação de Jornais, Carlos Fernando Limberg Neto, explicou que o voto contrário da ministra à necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias, em processo, examinado pelo STF, do qual foi relatora, foi decisivo para sua indicação ao prêmio. “O supremo tem sido o guardião da liberdade de imprensa, e isso nos encoraja a lutar cada vez mais para que o país exerça seu papel democrático no que diz respeito à informação”.
Emocionada com a homenagem, Carmem Lúcia falou da infância, da sua vida profissional e do seu apreço pela imprensa, especialmente a escrita. “Sem liberdade o ser humano não vive. Qualquer censura deve ser proibida, aliás, a palavra censura deveria ser escrita com “s” porque sem ela teremos a liberdade plena”, ressaltou a ministra.
“Eu dedico esse prêmio ao professor, que nos faz ter gosto pela palavra, pela leitura que nos propicia chegarmos a vários lugares do mundo. Quem não tem oportunidade sofre muito, não saber da vergonha, o medo fragiliza, não nos deixa lutar pelos nossos ideais”. Concluiu.
“Receber uma homenagem é diferente de merecer, a ministra merece esse prêmio porque ela é uma mulher inteligente, extremamente profissional e sensível às questões humanitárias, como a liberdade de expressão”, disse Toledo César.
Durante o encontro, o secretário Geral da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, Larry Kilman, fez uma palestra sobre a situação da liberdade de imprensa no mundo e a apresentou o Relatório ANJ de Liberdade de Imprensa no Brasil.
Sobre o Prêmio
O Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa foi concebido pela Associação Nacional de Jornais para homenagear pessoas ou instituições que tenham se destacado nos últimos doze meses na promoção ou na defesa da liberdade de imprensa ou cuja atuação nesse período demonstre a importância fundamental da liberdade de imprensa para a sociedade e para as democracias.
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612