Ministério Público abre encontro com Corregedoria Nacional
https://www.flickr.com/photos/justicasp/45281241645
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Márcio França durante cerimônia de abertura da Correição Extraordinária e do Encontro Regional com Membros em Estágio Probatório e Diálogo da Corregedoria Nacional com Membros e Servidores, realizada nessa segunda-feira (3/12), na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo.
“Saibam que não é fácil o ofício de Ministério Público, mas é um ofício que nos permite a realização cotidiana do dever cumprido”, afirmou o secretário, ao parabenizar os membros do MP-SP em estágio probatório.
“O Ministério Público é terra de aventura, coragem, determinação e obstinação em favor do interesse do próximo. A satisfação do interesse pessoal vem com a concreta possibilidade que temos de atender a esses interesses”, orientou Márcio Elias Rosa.
O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, afirmou que o Ministério Público nacional necessita dos encontros e dos posicionamentos da Corregedoria Nacional.
“Estamos juntos na construção do Ministério Público nacional”, disse. “São Paulo faz questão de receber a equipe da Corregedoria Nacional para que realize esse trabalho importante e possa colaborar conosco na construção do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público do Brasil”, finalizou o procurador-geral de Justiça.
Durante o encontro, o corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, ministrou palestra e discorreu sobre os cinco pilares da Corregedoria: amor e não temor; humanização; qualidade e resolutividade; unidade e indivisibilidade; e quem ama corrige.
“Antes do processo está a parte física, mental e espiritual de cada um de vocês”, disse Rochadel, dirigindo-se especialmente aos recém-ingressos na carreira. “A espiritualidade tem a ver com preocupação com o próximo”, definiu o corregedor.
Estiveram presentes na cerimônia, o procurador Paulo Afonso Garrido de Paula, que encerra seu mandato à frente da Corregedoria do MP-SP neste ano, e a procuradora Tereza Exner, que assume o cargo em 2019. Também prestigiaram o encontro o secretário do Conselho Superior do Ministério Público, Olheno Scucuglia, o decano do MP-SP, Fernando José Marques; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Rafael Costa; o procurador da República Tiago Nobre; o ouvidor do MP-SP, Roberto Fleury, e o desembargador José Damião Pinheiro Machado.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612