Mini-Jornada da Cidadania atende mais de 300 pessoas em São Vicente

Centenas de pessoas foram beneficiadas pela Mini-Jornada da Cidadania promovida no último sábado (23) pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) em São Vicente, na Baixada Santista. O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou do evento, realizado das 9h às 16h, na Igreja Batista do Parque das Bandeiras.

A ação atendeu a população residente na Área Continental, Gleba II, Parque das Bandeiras, Vila Nova São Vicente e Vila Ema, oferecendo serviços públicos gratuitos e promovendo a cidadania e o acesso à Justiça.

“Hoje temos a alegria de atender a população de São Vicente e vamos expandir as ações, implantando o CIC Móvel, que levará atendimento às comunidades mais carentes e distantes”, explicou o secretário da Justiça, que conheceu todos os serviços oferecidos na ação.

A diretora do CIC São Vicente, Mônica Geny dos Santos, falou da relevância de ações como a Mini-Jornada da Cidadania. “Estamos em um bairro distante e muito carente de São Vicente. Os moradores precisam dos nossos serviços gratuitos”, ponderou.

Durante todo o dia, os interessados puderam solicitar a emissão de documentos como Carteira de Trabalho e segunda via de Certidões de Nascimento, de Casamento e de Óbito.

Flávia Miguel do Nascimento, 38 anos, aproveitou o dia e obteve a segunda via da Carteira de Trabalho. “A minha carteira estava danificada. Eu precisaria ir até Santos para conseguir uma nova. Fiquei sabendo que teria aqui no bairro e foi ótimo. Pertinho de casa, muito cômodo”, comemorou Flávia, antes de seguir para o atendimento com a manicure.

Marilene Carlos dos Santos, 68 anos, relatou que chegou e já foi atendida pela voluntária que expediu a segunda via da sua Certidão de Casamento. “Agora vou solicitar um novo RG. O meu está muito velhinho. Vou poder pegar ônibus sem pagar.”

Também foram disponibilizados gratuitamente serviços de oftalmologia (teste de visão), odontologia (orientação e encaminhamento), fisioterapia (orientação e encaminhamento) e de enfermagem, com aferição de pressão arterial.

Cilene de Andrade, 42 anos, levou os 3 filhos para receber orientação odontológica. “Aproveitei para medir a pressão e fazer teste de glicemia”, disse, cautelosa porque os pais fazem acompanhamento médico para o controle do diabetes.

A população contou ainda com orientação jurídica, oficina de artesanato, bazar e Espaço Kids, além de palestra sobre prevenção de acidentes no lar. Na área da beleza, serão oferecidos cortes de cabelo e manicure.

Tatiane Alves dos Santos, 29 anos, aproveitou para cuidar da beleza. Foi atendida pela manicure e cortou o cabelo. “Adorei o corte e a profissional e ainda economizei”.

A Mini-Jornada de São Vicente contou com a parceria da Escola de Enfermagem El Shady, da Econóticas, do Salão Ilma Cabeleiros e do Consultório Dentile, dentre outros.

Eliene de Jesus Lemos, a técnica de enfermagem responsável pela equipe de 12 profissionais voluntárias disse ser gratificante poder orientar a população. Já a dentista Carolina Araújo afirmou que ajudar o outro não tem preço.

Durante a ação foram realizados mais de 300 atendimentos, entre os mais procurados: enfermagem (73); corte de cabelo (57); oftalmologia (52).

Somente em 2018, o CIC registrou 1,5 milhão de atendimentos em todas as 17 unidades do programa, espalhadas pela Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral.

 

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania

Governo do Estado de SP