Mamografia gratuita na Estação da Luz até sábado
A Coordenação de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Secretaria da Saúde, realiza até sábado (15/10), na Praça da Luz, na Capital, o atendimento gratuito a mulheres interessadas em realizar o exame de mamografia.
Desde segunda-feira (10/10), a “Carreta da Mamografia” está estacionada ao lado da estação da Luz, das 9h00 às 18h00, para realizar o exame de prevenção do câncer de mama: mais de 200 mulheres já foram atendidas. No sábado, o atendimento será das 9h00 às 15h00. A ação é voltada ao público feminino em geral, mas especialmente às mulheres imigrantes, refugiadas, indígenas e excluídas. A iniciativa faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
“Esta é uma ação de cidadania, uma iniciativa que pode salvar vidas e que busca despertar as mulheres para a importância do exame de mama”, afirma o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa.
Participam da ação profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Além do exame, caso necessário é feito o encaminhamento médico para hospitais da rede pública de saúde.
O exame para detecção precoce do câncer de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade, ou antes disso, se houver encaminhamento médico para tal.
Para atendimento, as mulheres na faixa entre 35 e 50 anos de idade precisam apresentar pedido médico, RG e Cartão do SUS. As mulheres acima de 50 anos precisam apresentar RG e Cartão do SUS. A Carreta da Mamografia tem capacidade para realizar 50 exames por dia.
O secretário Márcio Elias Rosa ressalta a importância de se discutir o tema e informa que, paralelamente aos exames, haverá palestra sobre “A sexualidade da mulher com câncer de mama”, a cargo da médica Albertina Duarte, coordenadora de Políticas para Mulher da Secretaria da Justiça.
Sobre a campanha Outubro Rosa
O câncer de mama é o tipo de doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Diversos são os fatores que estão relacionados à doença, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação.
Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama. O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612