Live do CRAVi aborda feminicídio e seus desdobramentos

  “Feminicídio: particularidades do luto no acesso à Justiça” foi o tema da terceira live promovida nesta sexta-feira (19) pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), da Secretaria da Justiça e Cidadania.

A psicóloga Luana Avedissian, explicou que feminicídio é o assassinato por motivo de gênero, ou seja, é cometido porque a vítima é uma mulher. “Muitas mulheres estão em relacionamentos abusivos, onde os xingamentos, as humilhações, agressões físicas ocorrem frequentemente. Elas não conseguem compreender que essas atitudes do agressor podem terminar em fatalidade”, disse Luana.

Luana abordou como é a assistência psicossocial e jurídica à vítima (em caso de sobrevivência) de feminicídio e aos familiares, relatou alguns casos atendidos pelo CRAVI, e como os assistidos estão enfrentando o distanciamento social.

Além disso, a psicológa esclareceu as particularidades no atendimento dos casos de homicídio e feminicídio.

O coordenador do CRAVI, Bruno Fedri, ressaltou que os atendimentos aos usuários do programa da capital e do interior durante a pandemia do Covid-19, continuam via telefone (11) 3291.2624, e por email: cravi@justica.sp.gov.br

Confira abaixo a íntegra da live.

Parte 1

Parte 2

 

O CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) oferece atendimento psicossocial e jurídico gratuito a vítimas e familiares de crimes violentos no Fórum Criminal da Barra e nos municípios de Suzano, Araçatuba, Santos, São Vicente e Barueri. De janeiro à dezembro de 2019 foram contabilizados 2.486 triagens, acolhimentos e atendimentos.

Outra atividade do CRAVI são as oficinas mensais com o objetivo de divulgar seus serviços e proporcionar um espaço de sensibilização sobre temas relativos aos direitos humanos, entre eles, automutilação, importunação sexual, violência contra a mulher, dependência química, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, proteção à testemunha, suicídio e bullying, e política nacional da Assistência Social e Racismo.

 

Governo do Estado de SP