Justiça e Saúde promovem curso online com foco na diversidade sexual para servidores do SUS
Estão abertas até o dia 09 de novembro as inscrições para a 8º edição do curso online “A Conquista da Cidadania LGBT – a Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo”, específico para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), do Estado de São Paulo. O curso oferece 700 vagas.
Realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o curso visa sensibilizar os trabalhadores de saúde, na temática da diversidade sexual e de gênero com o intuito de contribuir para enfrentamento da homofobia e transfobia no Estado de São Paulo, em especial nos serviços públicos da rede de atenção do SUS.
Inscrições somente pela internet. Os interessados podem se inscrever aqui.
Para este curso, foi criado pela Secretaria da Saúde um módulo específico que abordará aspectos relativos à saúde da população LGBT, já que se verificou a necessidade de qualificar a atenção à saúde e enfrentar as práticas discriminatórias em função de orientação sexual e identidade de gênero, pois o preconceito pode interferir no acesso ao serviço de saúde.
Sobre o curso
A Secretaria da Justiça iniciou a primeira turma do curso “A Conquista da Cidadania LGBT: A Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo”, na modalidade de ensino à distância, no segundo semestre de 2011 e desde então já foram ofertadas cerca de 15 mil vagas.
Este curso, específico para os trabalhadores do SUS está em sua oitava edição, e tem como diferencial a abordagem de temas de saúde da população LGBT. As aulas estão divididas em quatro módulos, com carga horária de 40h, denominados: “Decifrando a Diversidade Sexual”; “Direitos Humanos da População LGBT”; “Educação, Cidadania, Homofobia e Transfobia” e “Saúde Integral como direito da população LGBT”.
Durante a capacitação, tutores acompanharão o desenvolvimento de cada aluno, com a função de estimular a participação dos cursistas no ambiente virtual, e responder os fóruns temáticos. Para ter direito ao certificado, é necessário cumprir tarefas obrigatórias no ambiente virtual do curso.
A programação inclui vídeo-aula com professor especializado em cada tema, leituras, análise de textos, questionários e fóruns de debates. O material didático foi planejado e elaborado para que o cursista faça um acesso diário com duração de uma hora.
Serviço:
Curso à distância “A Conquista da Cidadania LGBT: a Política da Diversidade Sexual em São Paulo”, para funcionários do SUS
Inscrições: 17/10/2016 a 09/11/2016
Duração do curso: 18/11/2016 a 21/12/2016
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612