Jovens da Fundação CASA de São Bernardo aprendem a arte do chocolate
A escolha do chocolate de boa qualidade, enquanto matéria-prima, o processo de derretimento, a temperagem, colocação nas formas, o tempo na geladeira, a retirada com cuidado e, por fim a embalagem. Nesse passo a passo, todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade da Fundação CASA São Bernardo I, em São Bernardo do Campo, aprenderam na última sexta-feira (14/10) um pouco da arte de preparar bombons de chocolate.
A oficina, dividida em seis turmas de dez jovens em cada, foi ministrada voluntariamente pela chocolateira e doceira Janaína de Carvalho. A iniciativa é uma estratégia da equipe do centro para aproximar os familiares do cotidiano local e da execução da medida.
Apesar da formação em Enfermagem, Janaína passou a trabalhar autonomamente e em outra área para estar mais próxima dos filhos, sem deixar de comprometer a renda familiar. Fez curso para se especializar.
“Atividades como essa, além das visitas programadas frequentes, têm contribuído para os familiares se aproximarem do trabalho desenvolvido e fortalecido vínculos”, explica a coordenadora pedagógica do CASA, Samanta Passerani. Os adolescentes também colocaram a mão na massa e degustaram o que produziram.
A produção de bombons também serviu como brinde na celebração ao Dia da Criança, ocorrida no último domingo (16/10), na quadra do centro socioeducativo, pela manhã, durante a visita familiar.
A comemoração, ao lado dos pais, mães, avós e até mesmo alguns irmãos pequenos, ocorreu em parceria com a igreja Aliança dos Ministros e Ministérios do Brasil (AME), do bairro Jardim Kalux, em São Bernardo.
A igreja, que participa do Programa de Atenção Religiosa (PAR) do centro socioeducativo, levou sua banda para o culto especial, com cânticos de louvores. Os membros da AME distribuíram cachorro-quente, refrigerante e bolo de fubá com coco aos jovens e seus familiares.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612