Jornada da Cidadania na zona Sul contabilizou milhares de atendimentos
https://www.flickr.com/photos/justicasp/31277482607
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) – unidade Sul, em parceria com a Escola Estadual Dr. Honório Monteiro, realizou no sábado (01/12) mais uma edição do projeto intitulado “Jornada da Cidadania”. O evento aconteceu das 10h às 15h30, na própria escola, localizada na Travessa Magondi, 80, Chácara Sonho Azul, zona sul da capital.
A ação tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.
https://www.flickr.com/photos/justicasp/46216602811
Durante a Jornada foram contabilizados milhares de atendimentos. Os serviços mais procurados foram corte de cabelo, emissão de carteira de identidade para menores de 18 anos, e vagas de emprego por meio do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).
O CAT também emitiu 1ª e 2ª vias de carteira profissional, e ministrou palestras sobre Micro Empreendedor Individual.
Outros órgãos como CDHU e Sabesp também estiveram presentes e expediram 2ª via de contas e orientaram sobre débitos.
Na ocasião, a população teve acesso à orientação jurídica por meio da Defensoria Pública e atendimento ao consumidor por meio do Procon. Houve ainda palestras sobre violência doméstica.
No evento foi realizado recrutamento de vendedores pela empresa Danone.
Na área da saúde, os presentes puderam submeter-se a teste de glicemia, exame de vista, e aferir a pressão arterial. Também receberam orientações sobre dependência química, nutrição, e controle da dengue.
Os adultos tiveram ainda escovação de cabelos, limpeza de pele, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e maquiagem.
Já as crianças participaram de oficinas de educação para o trânsito, e recreações como pintura de rosto, contação de estórias, piscina de bolinha, pula-pula, pipoca e algodão doce.
Segundo a diretora do CIC, Evanilda Menezes, naquela região da capital, de alta vulnerabilidade social, as pessoas realmente precisam de ajuda. “Elas estão distante de tudo e de todos, e necessitam se deslocar para outros locais para conseguir atendimento em qualquer área. Por isso a “jornada” teve uma grande procura em todos os setores”, disse Evanilda.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania