Jornada da Cidadania leva serviços da Secretaria da Justiça à população de General Salgado
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou nesta quinta-feira (29/09) uma edição da Jornada da Cidadania que levou vários serviços da Pasta à população de General Salgado, município de 12.000 habitantes localizado na região noroeste do estado de São Paulo.
Por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), a Secretaria da Justiça ofereceu a emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito.
Os serviços foram oferecidos em frente à Prefeitura Municipal, na Praça Nossa Senhora das Dores, onde também ficou estacionada a unidade móvel do Procon, que prestou atendimento aos consumidores.
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) também participou, distribuindo cartilhas de orientação destinadas a consumidores e comerciantes. Houve, ainda, atendimento jurídico oferecido pela Defensoria Pública.
Para a emissão de segunda via de certidão de nascimento, uma equipe do CIC deslocou-se até o Asilo Maria Donizetti Zoccal, que atende cerca de 50 idosos.
No local foram feitos dezenas de atendimentos, garantindo a emissão do documento, necessário para a obtenção de benefícios sociais pelos idosos.
Dona Maria do Socorro Gonçalves, de 106 anos de idade, foi uma das atendidas. Nascida em abril de 1911 em Lavras da Mangabeira, no Ceará, possui cédula de identidade, mas não tinha mais a certidão de nascimento. Ela foi a pessoa mais idosa já atendida nas Jornadas da Cidadania. Todos os atendimentos prestados à população são gratuitos.
“Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Justiça muito importante para o município de General Salgado”, afirmou o prefeito Leandro Rogério de Oliveira.
A Jornada da Cidadania em General Salgado foi encerrada no início da noite com uma palestra do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa. Na Câmara Municipal, ele falou sobre “Cidadania no Brasil”.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania