Itesp realiza primeira entrega de títulos de propriedade em Itaporanga, região Sudoeste
O Itesp entregou, em 29 de janeiro, 66 títulos de propriedade do Programa Minha Terra de Regularização Fundiária Urbana e Rural em Itaporanga, região Sudoeste. “Esta data vai ficar marcada para o nosso município como a primeira entrega de títulos, por meio do Itesp. De agora em diante, os moradores não terão só a posse, eles passam a ser donos de seus imóveis também de direito”, afirmou o prefeito de Itaporanga, José Carlos do Nute Rodrigues.
A titulação beneficiou a Vila Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Iafam. Uma das moradoras, a dona de casa Maria Aparecida Dornelas Caetano, explicou que há 13 anos esperava a regularização do imóvel. “É um sonho ter a casa própria da gente. Depois de registrar o título no cartório, vou guardar o documento com muito carinho”, comemorou.
A solenidade no Recinto de Festas Doutor José Carlos e Silva contou com as presenças do prefeito de Itaporanga, do secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, do deputado estadual Edson Giriboni, do presidente da Câmara Municipal, Elias Lagos Alves, do vereador Carlos da Silva, da procuradora do Município Patrícia Leão Gabriel, do padre Roberto Xavier Fernandes, representando a Abadia de Itaporanga; e ainda pelo Itesp, do assessor da Diretoria-Adjunta de Recursos Fundiários, Manoel Martins dos Santos, do diretor de Formação, Pesquisa e Promoção Institucional, Ari Ribeiro, do supervisor Leonardo Henrique Escarelli e dos servidores do Grupo Técnico de Campo/Fundiário de Capão Bonito, que realizaram, com a colaboração da prefeitura, os trabalhos técnicos e jurídicos para a regularização do bairro.
O secretário-adjunto da Justiça elogiou a atuação do Itesp para regularização dos imóveis, bem como a parceria com a prefeitura. “Essa é a linha de atuação do Governo do Estado que trabalha para levar oportunidade aos municípios, trabalha para levar paz social às famílias”, disse. “É uma ação social importante do Governo do Estado, um resgate da cidadania para a população que precisa”, ressaltou, por sua vez, o diretor executivo do Itesp.
Mais bairros de Itaporanga poderão ser beneficiados por esta importante política pública realizada pelo Governo do Estado por meio do Itesp. É que estão em fase de conclusão estudos iniciados em agosto de 2015, no âmbito de um protocolo de intenções celebrado entre Itesp e prefeitura, quanto à viabilidade da regularização de imóveis urbanos e rurais nos bairros da Onça, dos Silvas, Cruzeirão, Cruzeirinho, Santo Agostinho, São Sebastião e Rio Verde.
—
Amanda Barreto – assessora de imprensa da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) / MTB: 2043
Contatos: (11) 97549-8770 (Claro) – (11) 97199-4265 (Vivo) / (11) 3293-3368