IPEM reprova 25% dos produtos fiscalizados na “Operação Carnaval”

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou nesta quinta-feira (8/2) a Operação “Carnaval”. O objetivo foi identificar se o conteúdo de diversos itens utilizados nesta época do ano corresponde ao indicado na embalagem para o consumidor.

Dos 12 produtos analisados em laboratório, em 3 foram detectadas irregularidades, que corresponde a 25% do total. Os produtos com irregularidades são: pulseira de neon “Popper”, serpentina “Laís Festas” e confetes “Mundo Bizarro”.  Confira aqui.

A ação, realizada no laboratório do instituto na Capital, analisou confetes, serpentinas, glitter, pulseiras de neon e máscaras coletadas no comércio, com o objetivo de verificar as indicações de quantidade, peso e dimensão mencionadas nas embalagens.

Os comerciantes autuados têm 10 dias para apresentar defesa. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

 

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. 

Para o download do guia acesse aqui.

Para conhecer outras publicações clique aqui.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do IPEM-SP

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP