IPEM inaugura Laboratório Multifuncional de Ensaios de Produtos
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e delegado do Inmetro inaugurou nesta sexta-feira (16/03), no prédio do instituto, localizado à Rua Muriaé, 154, zona sul da capital, o Laboratório Multifuncional de Ensaios de Produtos. A cerimônia também marcou a apresentação da reestruturação e modernização do parque de laboratórios do Instituto.
O Laboratório Multifuncional de Ensaios de Produtos será utilizado nas verificações de diversos itens no mesmo local, racionalizando o uso do espaço onde serão realizados testes em fios e cabos elétricos, copos descartáveis, pneus de bicicletas e materiais escolares, com a possibilidade da introdução de novos equipamentos para ensaios de outros produtos, de acordo com a fiscalização em campo.
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia e lembrou que entre os dias 12 e 16 de março é comemorada a Semana do Consumidor, que teve operações sequenciais de fiscalização em defesa do consumidor realizadas pelo IPEM e pelo Procon. Entre elas, o Ipem realizou operações em postos de combustíveis, e de fiscalização em produtos têxteis, balanças, cronotacógrafos e caminhões-tanques que transportam produtos perigosos. Já o Procon realizou operações “De olho no preço”; campanha contra mudanças na legislação dos planos de saúde e outras iniciativas.
Márcio Elias Rosa citou a criação do Código de Defesa do Consumidor, aprovado em 11 de março 1990, e em vigor dia 11 de setembro de 1990. “O Código diz que o Estado, na forma da lei, promoverá a Defesa do Consumidor. Surge daí a necessidade de o mercado estar atento à qualidade, à segurança, à proteção da saúde e da vida do consumidor”, esclareceu, destacando a importância do IPEM.
“O Brasil que anseia por justiça social, enxerga o trabalho de todos os senhores e todas as senhoras como ponto essencial para a virada de página que está prestes a dar, saindo do momento de crise para a esperança no desenvolvimento da justiça social”, concluiu.
“Com a inauguração do novo laboratório, o IPEM-SP assume definitivamente o protagonismo da metrologia do Brasil, em consonância com as diretrizes do Inmetro”, explicou o superintendente do órgão, Guaracy Fontes Monteiro Filho.
O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, também enfatizou a importância do órgão paulista. “O Inmetro conta com os braços do IPEM-SP para fazer a concorrência justa acontecer”, afirmou.
Para o diretor de Metrologia Científica e Industrial, Antônio Lourenço Pancieri, o novo laboratório permitirá aprimorar a fiscalização, com foco nos aspectos e requisitos dos produtos. “Não é possível conviver com práticas que colocam em risco a vida das pessoas”, destacou.
“O Ipem representa a credibilidade desenvolvida pelo Inmetro ao longo dos anos. Significa imparcialidade, trabalho com qualidade e confiança”, reforçou o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Carlos Roberto dos Santos.
Após a cerimônia, os participantes conheceram as instalações do moderno Laboratório Multifuncional de Ensaios de Produtos e a reformulação dos Laboratórios de Massa, Pressão e Etilômetros, fundamentais para a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do país que contaram com investimento de mais de R$ 1 milhão.
O Laboratório de Massa, totalmente reformulado, terá equipamentos de ponta, com precisão dos padrões de trabalho utilizados na fiscalização rotineira no comércio e indústria em todo estado de São Paulo. Entre os serviços realizados estão a calibração de pesos-padrões e de balanças.
O Laboratório de Pressão do IPEM-SP, também reformulado, possui projeto com financiamento pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). No local são executadas verificações de outras faixas dos equipamentos de pressão, entre eles manômetros e vacuômetros, ampliando os serviços para novos instrumentos, como as balanças de pressão, fundamentais para a indústria do Brasil e os esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) utilizados na área da saúde.
Com a reformulação do Laboratório de Etilômetros, será possível ao IPEM aumentar a capacidade de atendimento aos órgãos de fiscalização de trânsito e policiamento ostensivo, entre eles, Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal que encaminham ao IPEM-SP etilômetros a serem utilizados nas suas fiscalizações e precisam ser calibrados. Popularmente conhecidos como bafômetros, esses instrumentos permitem determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa.
A modernização desse laboratório permitirá a leitura direta do ensaio para o computador sem operação humana, aumentando a produtividade na realização dos serviços e reduzindo o risco de erro de leitura. Em 2017, o instituto verificou cerca de 6.000 equipamentos.
O investimento nos laboratórios se deu por meio da aquisição de diversos equipamentos fundamentais, entre eles comparadoras de massas, pesos de aço inox, banho termostático, balança de pressão de referência, empilhadeira elétrica e mobiliário.
Pensando no constante aperfeiçoamento dos servidores, também foi inaugurada a “Sala do Conhecimento”, local destinado a melhoria da prática em metrologia e sua consequente disseminação por meio de cursos, palestras e treinamentos para as equipes do IPEM-SP e da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro.
No evento foi lançado o livro em comemoração aos 50 anos do IPEM-SP e de um vídeo institucional.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; o diretor-executivo do Procon, Paulo Miguel, autoridades, representantes de associações, instituições, dirigentes dos órgãos do país que compõem a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), diretoria e servidores do IPEM.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612