IPEM comemora 52 anos de atividades
Uma cerimônia realizada no auditório “Antonio Cortazzo”, na manhã desta quarta-feira (24), marcou os 52 anos de atividades do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.
O IPEM foi criado em 1967 por decreto do então governador Roberto Costa de Abreu Sodré, ficando vinculado à Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, com a finalidade de executar, nos termos da delegação do extinto Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), criado meses antes pelo governo federal. Em 1973, com a criação do Inmetro, o IPEM recebeu a delegação de autarquia federal para realizar as atividades de controle metrológico no estado de São Paulo.
Atua como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos que realiza diariamente, em todo o estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da cerimônia e destacou a importância do órgão e do papel que desempenha na defesa do consumidor e no combate a fraudes e à sonegação fiscal. “O IPEM é uma marca importante, uma instituição emblemática”, ressaltou.
Falando à plateia formada por diretores e servidores das 18 regionais do IPEM, Mascaretti enfatizou a necessidade de os agentes públicos manterem-se sempre motivados para oferecer um serviço de qualidade à sociedade. “Trabalhar com amor e dedicação vai fazer a diferença”, observou o secretário.
Para ele, todos os órgãos do Estado precisam trabalhar com planejamento e inovação para vencer a burocracia e atuar com o máximo de transparência e governança, otimizando os recursos.
“O grande patrimônio do IPEM são seus servidores, a expertise que eles detêm”, lembrando que “cada um tem a responsabilidade de fazer o melhor dentro de suas competências”. Paulo Dimas Mascaretti encerrou dizendo que a cerimônia era um misto de celebração e reflexão: “Temos de trabalhar com o ideal de que podemos construir um IPEM ainda mais eficiente”.
Para o superintendente do IPEM, Ricardo Gambaroni, a cerimônia foi “singela na forma, mas muito significativa para os servidores do órgão”. Pouco antes, ele havia falado aos funcionários sobre os desafios e metas para a modernização do IPEM. Ao final, destacou o papel do instituto na defesa da cidadania e da livre concorrência.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612