Instalações de recepção a imigrantes recebem visita de secretário nacional da Justiça

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, recebeu hoje (06/08), o secretário nacional da Justiça, Beto Albuquerque, em visita deste às instalações do CIC do Imigrante (Centro de Integração da Cidadania do Imigrante), no bairro da Barra Funda e a Casa de Passagem Terra Nova, no bairro da Bela Vista. As duas instalações estão localizadas na capital e são mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo, a primeira administrada pela Secretaria da Justiça e a segunda pela Secretaria de Desenvolvimento Social, ambas inauguradas no ano passado, em dezembro e outubro de 2014, respectivamente.

 

O CIC do Imigrante foi idealizado para ser um ponto de recepção, serviços e de encaminhamento dos imigrantes aos serviços públicos prestados pelo município, Estado e União. Em sua fase inicial, reúne atendimento e direcionamento ao mercado de trabalho, pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, assistência jurídica prestado pelas Defensorias  Públicas do Estado e da União, retirada de certidões pessoais e atendimento ao consumidor, pelo Procon-SP. Instituições parceiras ofertam cursos de idioma, principalmente o Portugês, mas também Espanhol, Francês e Inglês. Ainda este ano, estima-se que o CIC do Imigrante possa contar com as instalações do serviço de atendimento de imigração da Polícia Federal, para regularização de documentos.

A Casa de Passagem Terra Nova recebe refugiados políticos. Desde a sua fundação em outubro do ano passado foram hospedados ali 123 refugiados, a maioria provenientes de países da África, que por se sentirem ameaçados pediram refúgio no Brasil. Atualmente, oferece 50 vagas para hospedagem, principalmente, para famílias e mulheres. Os refugiados contam com aula de Português e saem da Casa depois de em média 20 a 30 dias, já com capacidade de se integrarem à sociedade.

 

 

 

Governo do Estado de SP