Inscrições abertas para curso de extensão sobre cidadania LGBT para servidores do SUS

Estão abertas as inscrições para o 6° curso à distância “A Conquista da Cidadania LGBT: a Política da Diversidade Sexual no Estado de São Paulo”. Exclusivo para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de extensão oferece 700 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro. AQUI.

Realizado pela  Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria da Casa Civil, o curso visa sensibilizar os trabalhadores de saúde, na temática da diversidade sexual e contribuir para enfrentamento da homofobia e transfobia no estado de São Paulo.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloisio de Toledo César ressalta a importância e os resultados alcançados. “Por determinação  do governador Geraldo Alckmim, estamos dando continuidade a política de respeito à diversidade sexual no Estado de São Paulo. Desde 2011 realizamos cursos na modalidade de ensino a distancia com uma resposta bastante favorável”, afirma.

“Muitas vezes o profissional não tem ideia do tamanho do dano que uma atitude preconceituosa pode causar”, explica a coordenadora do curso, Deborah Malheiros.

A psicóloga Ana Maria Zabeu, do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas de São Carlos, afirma que a resistência em utilizar o nome social no atendimento ao paciente LGBT causa constrangimento e humilhação e acaba afugentando esta população dos cuidados em saúde. O curso será realizado entre 31 de julho e 04 de setembro, e contará com tutores para acompanhar os cursistas. Para ter direito ao certificado, é necessário cumprir tarefas obrigatórias no ambiente virtual. O curso é dividido em quatro módulos e exige dedicação diária de uma hora por dia, aproximadamente.

 

Inscrições abertas para curso de extensão sobre cidadania LGBT para servidores do SUS

Governo do Estado de SP