Imesc promove mutirão de perícias de DPVAT

O perito médico Lucas atende a um contribuinte

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu  no último sábado (27/06) um mutirão de perícias para comprovação de acidentes de trânsito relacionados ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores (DPVAT).

Dos 247 processos agendados foram realizados 147, já que 100 pessoas deixaram de comparecer. A maioria desses processos, solicitados pelo Judiciário, é do período de 2014 a 2015, mas há os de anos anteriores.

Romildo Alves é um dos contribuintes que aguarda receber o seguro do DPVAT. Ele foi atropelado em novembro de 2013, por um motorista alcoolizado que trafegava na contramão, atravessou o farol e a faixa de pedestre e o atingiu. Romildo fraturou as costelas, duas delas com fraturas múltiplas.

“A intenção é agilizar os processos, mas nossa principal preocupação é com o atendimento rápido das solicitações da justiça para não nos tornarmos um entrave processual, já que se trata de um direito do cidadão receber o seguro”, afirma Larissa Oliva, diretora do Centro de Perícias do Imesc.

O Imesc fez 147 perícias no mutirão  Larissa OLiva, diretora do Centro de Perícias

O instituto expede 35 mil laudos médicos por ano, dos quais 15 mil estão relacionados a processos do DPVAT, informa o médico perito Lucas Pedroso, diretor da área médica do Imesc.

Um segundo mutirão de perícias de DPVAT está previsto para acontecer em 15 de agosto deste ano, também na sede do Imesc, na rua  Barra Funda, 1020.

Sobre o Imesc

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) é considerado um dos maiores centros de investigação de paternidade da América Latina. Desde sua criação em 1970, o Instituto realiza perícias de medicina legal e de investigação de vínculo genético em seus laboratórios na capital, além, de mutirões e atendimento de pessoas.

Em 2014, o instituto implantou o laboratório para realização de exames de DNA “post mortem” feito por meio de exumação de restos mortais, com capacitação de biologistas para atuar especificamente nessa área, e formação de médicos peritos na Universidade de Coimbra.

 

Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697

 

Governo do Estado de SP