Governo do Estado promove ações de cidadania no Dia Nacional da Visibilidade Trans

 

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, o Largo do Arouche recebeu diversos serviços gratuitos para a população de travestis, mulheres transexuais e homens trans. O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria da Justiça e Cidadania, em parceira com a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ocorreu das 9h às 16h.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, ações como essa são fundamentais para disseminar a cultura do respeito.  “Nessa gestão foram intensificadas as políticas públicas para enfrentamento à LGBTFobia. A SJC acolhe denúncias, instaura processos, e promove junto com o Tribunal de Justiça mediação de conflitos, onde as pessoas podem se retrarar e  se conscientizar de que o respeito é o único caminho possível para uma sociedade plural e democrática.

Durante todo o dia foram oferecidos os serviços de 2ª via de certidões de casamentos, nascimentos, óbitos, divulgação da Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero e da Lei nº 11.199/2002, que pune discriminação das pessoas que convivem com o HIV/AIDS.

 

 Os participantes contaram com atendimento jurídico para tirar dúvidas sobre retificação de nome e como agir em casos de transfobia e educação financeira.

Na área da saúde a população teve acesso a testes rápidos de HIV/Sífilis/AIDS, vacinação contra HPV, sarampo e meningite e orientação para saúde bucal.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) realizou  pré-seleção para 600 vagas de emprego em empresas que já atuam com a diversidade, e emitiu 1ª e 2ª vias de carteira de trabalho. 

A ação contou ainda com atividades culturais e palestras sobre cidadania e empoderamento.

Estiveram presentes no evento a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto, a secretária municipal de Relações Sociais, Fátima Marques, e demais autoridades.

 

Denúncias de discriminação

A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania, recebeu em 2019 o total de 118 denúncias de LGBTfobia com base nas Leis Estaduais 10.948/2001, que pune a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, e 11.199/02, que pune discriminação das pessoas que convivem com o HIV/AIDS.

Muitas denúncias podem ser resolvidas via mediação. Os casos em que não há conciliação é instaurado processo administrativo, podendo existir penalidade que variam de advertência e multa de até R$ 82.830,00.

Sobre a data

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado no dia 29 de janeiro, após 27 travestis e pessoas transsexuais irem ao Congresso Nacional lançar a campanha “Travesti e Respeito”, criada e idealizada por pessoas trans em parceria com o Programa Nacional de IST/AIDS do Ministério da Saúde. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP