Governo do Estado entrega obra do FID no Centro Comunitário de Pardinho

O governo do Estado entregou nesta sexta-feira (27/04) as obras de reforma e adequação do Centro Comunitário de Pardinho, projeto financiado com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID). A solenidade contou com as presenças do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa; do secretário adjunto e presidente do Comitê Gestor do FID, Luiz Souto Madureira; do prefeito de Pardinho, Benedito da Rocha Camargo Junior; e de outras autoridades.

O Centro Comunitário, localizado na rua Augusto César, no centro, estava interditado há alguns anos em razão de falta de segurança e foi inteiramente reformado. O prédio, de 30 anos, teve remodelados o salão, o palco, banheiros, camarins e bar/cozinha, e ganhou novo hall de entrada, jardim de inverno e bilheteria. Foram instalados, ainda, forro, tratamento acústico, iluminação de LED, e torneiras com temporizador. A parte externa ganhou um quiosque, novo gradil, portão de entrada modernizado e iluminação. O Centro passou a ter 918 m2 de área construída com os 110 m2 garantidos na reforma. O equipamento garante à sociedade um local modernizado para a realização de atividades sócio-culturais.

O projeto custou R$ 998 mil, dos quais R$ 979 mil foram investimento do FID e outros R$ 19 mil a contrapartida da Prefeitura.

“Pardinho recebe de volta hoje um espaço de vida comunitária, para celebrar a comunhão festejada pelo sociólogo Antonio Cândido”, destacou o secretário da Justiça na inauguração, fazendo referência à obra ‘Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida’. “Numa época em que as pessoas estão mais preocupadas com o ‘ter’ e não com o ‘ser’, que se escondem em ‘nick names’ nas redes sociais, é muito importante ter um espaço como esse, no qual as pessoas se olhem nos olhos e se dêem um abraço de quem se gosta e se respeita”, acrescentou Márcio Elias Rosa.

Presidente do Conselho Gestor do FID, o secretário adjunto Luiz Souto Madureira observou que, por meio do FID, o governo do Estado vem investindo quase R$ 4milhões “em projetos de grande interesse social, que trarão mais conforto e alegria para a sociedade de Pardinho”. Citou que, em breve, deverá ser inaugurada outra obra beneficiada pelo Fundo: o Parque Linear da baixada do rio Pardo.

Para o prefeito de Pardinho, Benedito da Rocha Camargo Junior, as obras somente puderam ser viabilizadas “em razão da receptividade e da sensibilidade da Secretaria da Justiça” porque “o município jamais teria recursos para investimentos desse porte”.  Segundo o prefeito, os dois projetos serão fundamentais para o desenvolvimento do turismo em Pardinho.

Prestigiaram a solenidade de inauguração do Centro Comunitário o vice-presidente da Câmara de Pardinho, vereador Alício Paes; a primeira- dama e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Neli da Rocha; autoridades locais, os prefeitos de Torre de Pedra, Emerson Mota, e de Bofete, Dr. Dirceu; e representantes da população.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br