Governo do Estado entrega kits de cinema para assentados e quilombolas

   

Adolescentes, crianças e adultos que vivem em assentamentos rurais e em comunidades quilombolas terão acesso a magia do cinema. Os secretários Aloísio de Toledo César, da Justiça e da Defesa da Cidadania, e Marcelo Araújo, da Cultura, entregaram nesta manhã (01/12) nove kits de cinemas para comunidades assistidas pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Secretaria da Cultura e contou com a participação da prefeita de Restinga  Luciene Martins Maria Fernandes, do prefeito de Promissão Hamilton Kuiz Rossi e do prefeito de Porto Feliz Levi Rodrigues Vieira.

Três kits foram entregues às comunidades remanescentes de quilombos Mandira (Cananeia), São Pedro (Eldorado) e Poça (Eldorado). O restante foi destinado aos assentamentos de Horto Bueno de Andrada (Araraquara), Vergel (Mogi Mirim), Monte Alegre (Motuca), Porto Feliz (Porto Feliz), Promissãozinha (Promissão) e Boa Sorte (Restinga).

Para o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, a parceria entre as duas secretarias tem um efeito social enorme. “As sessões de cinema não são apenas um entretenimento, são a oportunidade das famílias de conversar e trocarem experiências” disse Toledo César. “Para as comunidades e assentamentos, que por vezes estão distantes dos centros urbanos, isso é um grande avanço”.

De acordo com o secretário da Cultura, Marcelo Araújo, a descentralização da cultura no Estado em criar salas de cinema em áreas rurais tem sido uma luta constante porque dos 645 municípios, apenas 150 tem salas de cinema. “A construção de uma cidadania solidária no campo está dando resultados fantásticos. Além do conhecimento estamos atendendo as necessidades de cada local”.

O diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pila, explicou que o kit-cinema é composto por uma tela de projeção de 3 metros por 4, um projetor, aparelho de DVD, mesa de som e caixas de som. “Vamos continuar trabalhando para levar cada vez mais diversão e lazer a essas pessoas que trabalham duro no campo e merecem nossa atenção”.

 

Depoimentos

Para a líder comunitária do Quilombo São Pedro, Elvira, a aquisição do material é muito importante porque no local não tem entretenimento. “Isso é uma coisa que nós nunca tivemos na comunidade, vai ser muito bom para as crianças desenvolver a mente, conhecer coisas novas”. A representante do assentamento Boa Sorte, Ana Valério, também concorda que a chegada do cinema vai trazer um novo estímulo aos moradores. “Nós temos muitos jovens e agora eles não precisarão mais se deslocar para lugares distantes”.

 

Projeto

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes existe desde 2010 e faz parte de um acordo firmado entre as secretarias da Cultura e da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Fundação Itesp, para a implantação de equipamentos e programas culturais em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Estado. Desde sua criação, mais de 300 municípios no interior e litoral foram beneficiados. Com esta nova doação, são 327 kits distribuídos, com investimento total R$ 3,9 milhões.

Em 2014, a Secretaria da Cultura doou 17 kits-cinema para assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos atendidos pela Fundação Itesp. A ação beneficiou mais de 1,4 mil famílias. Seis foram entregues nas comunidades remanescentes de quilombos: Brotas (Itatiba); André Lopes (Eldorado); Pedra Petra/Paraíso, Ribeirão Grande/Terra Seca, Cedro e Reginaldo (estas quatro localizadas em Barra do Turvo). Ao todo, 382 famílias que vivem nas seis comunidades quilombolas foram beneficiadas. Mais 11 kits-cinema foram entregues aos assentamentos Monte Alegre quatro (Motuca); Pirituba dois (Itaberá); Santa Rosa (Euclides da Cunha Paulista); Areia Branca (Marabá Paulista); Santo Antônio (Marabá Paulista); Primavera (Presidente Venceslau); São José da Lagoa (Piquerobi); Nossa Senhora das Graças (Caiuá); Santa Rita da Serra (Teodoro Sampaio), Gleba 15 de Novembro (Rosana) e Agrovila quatro (Caiuá). Ao todo 1.041 famílias que moram nos 11 assentamentos foram beneficiadas.

Em Piquerobi, no dia 12 de setembro de 2015, o governador Geraldo Alckmin entregou seis kits-cinema para seis assentamentos: Rodeio (Presidente Bernardes); Santa Rita um (Tupi Paulista); Nova do Pontal (Rosana); São Paulo (Presidente Epitácio); e os assentamentos Santa Rosa e Estrela D’Alva, em Mirante do Paranapanema. A ação beneficiou 357 famílias.

 

 

 

 

 

Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612

 

 

Governo do Estado de SP