Governo de SP leva serviços de saúde e cidadania à Terra Indígena do Rio Silveira

 

Ação “Cidadania em Movimento” beneficiou cerca 500 indígenas com serviços essenciais e atividades culturais em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais

Nesta sexta-feira, 29, a Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo realizou, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), a ação “Cidadania em Movimento” na Terra Indígena do Rio Silveira, em Bertioga. A iniciativa atendeu cerca de 500 indígenas das etnias Guarani Mbya e Tupi Guarani, oferecendo serviços de saúde, documentação e assistência jurídica.

Foram disponibilizados serviços como a emissão de 1ª e 2ª vias de CPF, triagem para RG, solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais, atendimento do Procon, Junta Militar, Defensoria Pública, entre outros. Na área da saúde, a comunidade recebeu exames de aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, além de atendimento veterinário para os animais de estimação da aldeia.

“Essa é uma das principais ações da pasta, e queremos expandir cada vez mais para levar nossos serviços às comunidades que mais precisam. Com o empenho da equipe, estamos alcançando resultados concretos e entregas significativas para os povos originários de São Paulo”, afirmou o secretário-executivo Raul Christiano.

 

O Coordenador da CPPI, Cacique Cristiano Kiririndju, destacou o impacto da ação para a população local. “Regularizar documentos e realizar exames, algo simples para muitos, é essencial para nossas comunidades, que enfrentam dificuldades de deslocamento e barreiras linguísticas. Essa iniciativa, reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a inclusão, a dignidade e o fortalecimento da cidadania para os povos indígenas do estado”.

Além dos serviços, a ação contou com doação de roupas e a exibição do curta-metragem benzo, que aborda a cultura do benzimento, valorizando as tradições indígenas.

“Realizar uma ação tão emblemática quanto essa é gratificante. Seguiremos trabalhando para levar esses serviços a quem mais precisa”, finalizou a coordenadora do CIC, Tatiana Rached Campos.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Federal, Defensorias Públicas Federal e Estadual, FUNAI, prefeituras de Bertioga e São Sebastião, Universidade Nove de Julho e outros órgãos.

Governo do Estado de SP