Governo de SP lança projeto de sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+ nos serviços de saúde
Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), promoveu na manhã de terça-feira (26) o lançamento da “Sensibilização para acolhimento da população LGBTQIA+ nos serviços de saúde”, na sede da Secretaria da Saúde, na Av. Dr. Arnaldo, 351.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete da SES/SP, dr. Eudes Quintino Oliveira Jr., da ouvidora-geral do SUS-SES/SP, Patrícia Camargo Ferreira, da coordenadora da área técnica da saúde da mulher e representante do secretário-executivo da SES/SP, Marisa Ferreira da Silva Lima, do coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da SJC, Rafael Calumby, e demais convidados.
O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), somada à participação da Rede de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde SUS – SES/SP, com o intuito de sensibilizar o máximo de profissionais da saúde, mais especificamente do âmbito do SUS, que atuam no Estado de São Paulo, oriundos de serviços prestados pelas entidades da administração direta, indireta e contratos de gestão, ou por intermédio de convênios firmados com entidades filantrópicas e lucrativas.
O objetivo da sensibilização é ampliar o conhecimento dos servidores da saúde para qualificar o atendimento aos cidadãos que procuram pelo Sistema Único de Saúde, para que ocorra de maneira respeitosa, humanizada e objetiva. “O funcionalismo tem por obrigação devotar um tratamento de acolhimento, colaboração e compreensão com todas as pessoas, para que tenham sua dignidade preservada. Estamos em tempo de inclusão, por isso acredito que este projeto se faz necessário, vai crescer em pouco tempo, deixará uma marca indelével na história e logo se estenderá às demais secretarias de Estado”, declarou o chefe de gabinete da SES/SP.
Para o coordenador da CPDS, transformar o projeto em realidade era um desejo antigo. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que trabalharam comigo para realizar esse sonho. A melhor forma de mudar o mundo é com a educação e, no momento em que capacitamos os servidores públicos, estamos colocando a cidadania em prática, sem a qual não existe justiça. Com essa sensibilização, eles estarão aptos a prestar um ótimo atendimento à população LGBT+”, concluiu.
Todo o conteúdo da sensibilização foi gravado pela equipe da Fundação Vanzolini e será disponibilizado em outubro para a Rede de Ouvidores da Ouvidoria Geral do SUS – SES/SP. O curso foi realizado em quatro módulos, sendo dois produzidos pela SJC e os outros dois pela SES, com participação especial do CRT-AIDS, divididos nos seguintes temas:
- Módulo 1 – Decifrando a diversidade sexual por gênero – SJC
- Módulo 2 – Políticas públicas, direitos humanos e leis de proteção – SJC
- Módulo 3 – Saúde integral da população LGBTQIA+ – SES
- Módulo 4 – Saúde integral da população de travestis e transexuais e/ou outras variabilidades de gênero – SES – CRT-AIDS
Fotos: Paulo Alexandrowitsch – Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP)