Governo de São Paulo inaugura Casa SP Afro de São José do Rio Preto

Espaço fomentará ações de empreendedorismo, educação, saúde e valorização da cultura negra

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), reforçou seu compromisso com a promoção da igualdade racial e inaugurou nesta sexta-feira (28/06) a Casa SP Afro “Antônio Pompêo”, localizada em São José do Rio Preto.

Durante a solenidade, o secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano, enfatizou que a inauguração da Casa SP Afro, em São José do Rio Preto, representa um marco significativo para a promoção da cultura afro-brasileira e o fortalecimento das políticas de igualdade racial em nosso estado. “Este espaço será fundamental para valorizar a história, a cultura, as tradições e as contribuições da comunidade negra local, além de fomentar o diálogo e a inclusão, e ser um centro de resistência e empoderamento. Estamos comprometidos em apoiar e expandir iniciativas como esta, que refletem nosso compromisso com a diversidade e a igualdade”, concluiu Raul Christiano.

O coordenador de Políticas para a População Negra, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, ressaltou que um dos pilares da Casa SP Afro é acolher denúncias de discriminação racial baseadas na Lei Estadual nº 14.187/2010, que pune administrativamente a discriminação em razão de raça ou cor. “O equipamento será uma porta de entrada para não haver mais discriminação na cidade, além de fomentar projetos de empreendedorismo, capacitação, abertura de diálogo entre iniciativa pública e privada, para podermos ter uma empregabilidade forte para a comunidade negra e, com isso, avançarmos em políticas públicas locais”, disse Robson Ferreira.

“Nós sempre temos que ter a visão global para se agir localmente, e darmos a nossa contribuição para sermos todos protagonistas de uma sociedade justa, fraterna, igualitária e sem discriminação”, pontuou o prefeito de São José do Preto, Edinho Araújo.

Na ocasião, ocorreu uma homenagem ao ator rio-pretense Antônio Pompêo, falecido em janeiro de 2016, ativista do movimento negro, que brilhou nos palcos. Merecidamente a Casa SP Afro leva seu nome.

O espaço ocupa uma área de 257,42 metros quadrados e dispõe de um salão principal, três salas de atendimento e uma sala de reunião, além de um estacionamento e uma praça, no espaço externo oposto.

No local serão oferecidos serviços, programas e orientações, em diversas áreas, como empreendedorismo, educação, saúde, cultura e economia criativa, justiça e cidadania, esporte e lazer. Tudo isso baseado em políticas públicas voltadas para a igualdade racial, em prol da população negra.

O valor total do investimento, financiado pelo Governo do Estado, é de R$ 981.558,17. A contrapartida da Prefeitura foi a doação do terreno, equipamentos, e a manutenção da Casa após a inauguração.

Casa SP Afro

A Casa SP Afro é uma iniciativa do governo estadual para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como para promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfrentamento ao racismo.

A gestão administrativa e financeira da Casa SP Afro é de responsabilidade da Secretaria estadual de Governo e Relações Institucionais.

Em 2024, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou a Casa SP Afro de Francisco Morato. A Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) realizou, em maio de 2024, visitas técnicas nas obras de São José do Rio Preto, Lorena, Araras, Registro e Mauá.