Governo de São Paulo inaugura Casa da Juventude em Lorena

O Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), e a Prefeitura de Lorena inauguraram nesta terça-feira (02/07) a Casa da Juventude “Padre Jonas Abib”. O espaço está localizado na Rua Cap. Oscar Santos Bitencourt, 710 – Nova Lorena.

O investimento total foi de R$ 1.019.897,72 milhões, R$ 790 mil destinados pelo Governo de São Paulo e R$ 229.897,72 de contrapartida da prefeitura.

Durante o evento, o coordenador da CPJ, Juliano Borges, ressaltou que “os jovens já estão pensando no futuro e este espaço focado em políticas públicas vai lapidá-los, com oportunidades e qualificação, serão eles que darão o tom para São Paulo se desenvolver cada vez mais. Lorena é uma cidade com modelo a ser seguido, pensando sempre a frente”.

Para o prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, também presente na inauguração, a Casa da Juventude é um espaço fundamental para a cidade. “Com apoio do Governo do Estado, somente com projetos como esse, que trazem novidade e inovação, vamos conseguir alcançar um rico potencial pensando em um futuro promissor para a formação dos jovens no nosso município”.

O espaço visa a inserção e preparação do jovem para o mercado de trabalho e primeiro emprego, incentivando a qualificação, aprendizado e empreendedorismo. A Casa conta com uma área construída de 240m², com salão para as estações de trabalho, área de convívio, recepção, banheiros, cozinha, salas de reunião e apoio.

Casa da Juventude

A Casa da Juventude é um projeto de incentivo ao empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa, para que as cidades possam oferecer cursos e atendimento ao público entre 15 e 29 anos, em preparação para o mercado de trabalho.

Em 2024, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou doze casas da juventude no estado de São Paulo: Boituva, Jales, Guapiaçu, Capela do Alto, Santa Fé do Sul, Ipuã, Fernandópolis, Bebedouro, Penápolis, Guariba, Monte Mor e Artur Nogueira.