Governo de São Paulo inaugura Casa da Juventude em Guariba

Espaço fomenta oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional

O Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), e a Prefeitura de Guariba inauguraram nesta sexta-feira (28/06) a Casa da Juventude “Isadora Maria Romano Pacífico”. O espaço está localizado na Rua Tufic José Abimussi, 610 – Residencial Laurentiz.

O investimento total foi de R$ 910.808,80 mil, R$ 790 mil destinados pelo Governo de São Paulo e R$ 120.808,80 de contrapartida da prefeitura de Guariba.

Durante o evento, o secretário em exercício da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, pontuou que “essa inauguração não pensa apenas no presente, mas também no futuro da geração. Esse espaço vai gerar conhecimento e oportunidades para os jovens do município. Um símbolo de comprometimento do Governo do Estado de São Paulo em investir no desenvolvimento de todos.”

O Prefeito Celso Antônio Romano destacou: “Esse projeto da Casa da Juventude tem grande potencial de crescer e influenciar outros programas em nossa cidade. É uma emoção poder estimular os nossos jovens e oferecer novas oportunidades de emprego e renda.”

Área contará com infraestrutura para ajudar os jovens no início de sua vida profissional. O ambiente atenderá moradores e moradoras e proporcionará ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios para o público juvenil.

Juliano Borges, Coordenador de Políticas para Juventude, comentou que hoje se celebra dois anos da inauguração da primeira casa, em Barretos, e que vem muito mais pela frente: “Temos mais 60 casas da juventude planejadas para serem lançadas. Essa nova unidade em Guariba será um grande espaço para que os sonhos dos jovens da cidade se tornem realidade” finalizou.

Soraya Romano, mãe da homenageada Isadora Maria Romano Pacífico, expressou sua satisfação com a inauguração da Casa da Juventude: “A alegria da Isadora está presente aqui. Espero que os jovens possam realmente construir seus próprios futuros.”

Em 2024, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou dez casas da juventude no estado de São Paulo: Boituva, Jales, Guapiaçu, Capela do Alto, Santa Fé do Sul, Ipuã, Fernandópolis, Bebedouro, Penápolis e Guariba.