Governo de São Paulo inaugura Casa da Juventude em Bebedouro

Espaço fomenta cursos profissionalizantes, qualificação profissional e economia criativa aos jovens

O Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), e a Prefeitura de Bebedouro inauguraram nesta quarta-feira (08/05) a Casa da Juventude “João Lucas da Silva”. O espaço está localizado na Rua Atílio Santin, 881 – Jardim Residencial, em Bebedouro.

A Casa da Juventude contará com cursos profissionalizantes, lazer e cultura aos jovens, além de futuras parcerias importantes como o DCA (Desenvolvimento da Criança e adolescente) e o SENAC com curso de empreendedorismo e inserções ao mercado de trabalho.

O investimento foi mais de R$ 900 mil, sendo R$ 790 mil destinados pelo Governo de São Paulo e mais de R$ 100 mil de contrapartida da prefeitura de Bebedouro.

Durante o evento, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, comentou sobre as vocações das cidades e destacou que políticas públicas voltadas para a juventude é essencial para o futuro do país. “É um espaço fundamental para apoiar e preparar os nossos jovens da cidade e da região. Oferecer formação profissional, palestras de desenvolvimento pessoal e cursos preparatórios é uma maneira de capacitá-los e inseri-los no mercado de trabalho, especialmente, considerando a forte vocação da região para o agronegócio. Equipar essa casa com tecnologia de ponta é um investimento crucial para oferecer as melhores oportunidades de aprendizado e crescimento para a nossa juventude”, concluiu Prieto.

Para o prefeito de Bebedouro, Lucas Gibin Seren, “a inauguração da Casa da Juventude na cidade é um marco importante para a população, visto pelo olhar do compromisso assumido com o futuro e o desenvolvimento integral dos nossos jovens. Este espaço representa mais do que uma simples estrutura física; é um símbolo do nosso compromisso com a juventude, com a promoção da cidadania, da cultura e do protagonismo da população”.

O coordenador de Políticas para a Juventude da SJC, Juliano Borges, ressaltou que “a cidade de Bebedouro é referência para os municípios que acreditam e querem investir na juventude do Estado de São Paulo”.

Casa da Juventude

É um projeto de incentivo ao empreendedorismo, à qualificação profissional e à economia criativa, para que as cidades possam oferecer cursos e atendimento ao público entre 15 e 29 anos, em preparação para o mercado de trabalho.

Em 2024, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregou seis casas da juventude no estado de São Paulo: Boituva, Jales, Guapiaçu, Capela do Alto, Santa Fé do Sul e Ipuã.