Fundação Procon tem nova diretora executiva
Assumiu nesta quinta-feira (19/02), em cerimônia realizada no auditório do Procon, a nova diretora executiva do órgão, Ivete Maria Ribeiro. Advogada com 25 anos de experiência e professora universitária, Ribeiro já proferiu mais de 400 palestras sobre o tema dos direitos do consumidor.
Essa trajetória, segundo o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, foi um dos motivos para que o governador Geraldo Alckmin, optasse pelo nome da advogada para o exercício do cargo, após ele ter apresentado o seu nome, entre outros constantes de uma lista tríplice.
O secretário disse que acompanha o trabalho de Ribeiro desde os tempos de juiz e de desembargador, quando passou a admirar a sua atuação profissional. Toledo César a convidou inicialmente para ser a sua chefe de gabinete na Secretaria e depois para assumir a diretoria executiva do Procon-SP, órgão vinculado à sua pasta.
“A marca Procon/SP é hoje uma das mais importantes, senão a mais importante, referência em defesa do consumidor no país”, afirmou Ribeiro, em seu discurso de posse. A diretora executiva defendeu maior desenvolvimento tecnológico, aperfeiçoamento na infraestrutura, necessidade de mais treinamento para os funcionários e maior integração das áreas, para melhorar a logística e o controle dos processos do Procon.
Ribeiro disse estar consciente da responsabilidade de dirigir a instituição e de sua importância para a população. “Sem efetividade na defesa da regularidade da relação de consumo, não há cidadania plena”, afirmou.
A inspiração da diretora executiva, segundo ela mesma, está nas palavras proferidas pelo governador, em seu discurso de posse, em 01 de janeiro deste ano, quando disse: “eu lhes prometo dedicação, inovação e entusiasmo”, maneira pela qual Ribeiro pretende conduzir o seu trabalho. “Não me furtarei à dedicação, não me furtarei a inovação quando for capaz e farei tudo isso com entusiasmo”, disse.
A diretora executiva acrescentou: “mas também não me furtarei à apuração de responsabilidades, quando necessário se fizer, porque um ato improbo, se não for sancionado, nos termos da lei, poderá comprometer a credibilidade de toda a instituição”.
Ribeiro agradeceu ao governador, pela escolha de seu nome, ao secretário da Justiça, pela confiança, aprendizado jurídico e ético que lhe proporcionou em anos de convivência profissional. Ela também disse estar grata ao ex-ministro e ex-presidente da Embraer, Ozires Silva, presente à cerimônia, assim como aos deputados estaduais Campos Machado, Luciano Batista e Edson Ferrarini.
Foram lembrados ainda, o secretário adjunto da Secretaria da Justiça, Luiz Madureira, o presidente da OAB, Marcos da Costa, os servidores da Secretaria da Justiça e do Procon, amigos e parentes.
Silvano Tarantelli
Coordenador de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612