Fórum Inter-Religioso tem sua primeira reunião em 2022

O evento contou com a assinatura da resolução que prorroga o mandato do grupo por mais um ano

 

 

 

A primeira reunião de 2022 com membros do Fórum Inter-Religioso da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) foi realizada nesta quinta-feira (27), no auditório da Fundação Casa, na região central da capital Paulista.

Iniciada com um vídeo institucional do Papa Francisco sobre discriminação e perseguição religiosa, a reunião deu continuidade com uma intervenção  on-line da deputada estadual Damaris Moura, apresentando a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, dividiu o palco com representante da Confederação Israelita Paulista – Judaísmo, Rabino Ruben Sternschein, com a Sacerdotisa de Religião Afro-brasileira – Umbanda, Rita de Cássia Souza Cordeiro e o representante da deputada Damaris, Samuel Gomes de Lima. Os convidados reforçaram o pluralismo religioso e a importância da educação dentro desta temática.

A reunião contou ainda com a Coordenadora Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC), Jeniffer Caroline Luiz, e a Secretária-geral e presidente do Comitê Gestor do Fórum, Vânia Maria da Silva Soares.

 

Um dos pontos mais significativos da reunião foi o anúncio da prorrogação do mandato dos membros do Fórum-Inter-religioso por mais 12 meses, com a assinatura do documento pelo secretário da Justiça.

Ele ressaltou a importância de se combater as intolerâncias e as discriminações diariamente. “Temos um trabalho preventivo na Secretaria, através do Fórum e campanhas de conscientização, mas também o trabalho da punição, representado pela Lei Estadual criada em 2019”, reforça o secretário.

O Fórum promove palestras, conferências, campanhas, fomento a criação de Fóruns municipais, e atividades em prol da tolerância, da liberdade religiosa e da Cultura da Paz.

A partir de 2019, com a edição da Lei n.º 17.157 de 2019, de autoria da deputada estadual Lecy Brandão, e, atualmente com base na Lei Estadual da Liberdade Religiosa (Lei n.º 17.346/2021), de autoria da deputada estadual Damaris Moura, que também integra o Fórum, a SJC recebe denúncias de atos de discriminação e intolerância religiosa via Ouvidoria. 

 

 

CANAIS DE DENÚNCIA

  • Site da Secretaria da Justiça e Cidadania:

https://www.justica. sp.gov.br

  • E-mails:

denunciaintoleranciareligiosa@justica.sp.gov.br

ouvidoria@justica.sp.gov.br

Governo do Estado de SP